Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 15 n. 2 (2022): Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação
v. 15 n. 2 (2022): Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação
Publicado:
20-09-2022
Expediente
Expediente Volume 15, nº 2, Setembro 2022
2-6
PDF
Editorial
Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação: parte 2
7-8
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.70216
Entrevistas
Rita Couto: fertilizações recíprocas entre Design e Educação
Barbara Necyk, Bianca Martins
9-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.66966
Artigos Completos Temáticos
Autonomia e design: a realização do possível no ensino não presencial
Leo Name
24-56
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65484
Por um design desacomodado: reflexões e análises do campo
Nina Reis Côrtes, Denise Berruezo Portinari
57-75
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67809
Literacia imagética e construção de imagem na sociedade do desempenho
Julieta Costa Sobral, Carlos Eduardo Félix da Costa
76-95
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67958
Design, linguagem e objeto háptico
Cristina Portugal, Márcio J. S. Guimarães, Ana Correia
96-115
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67342
Experiências itinerantes da primeira turma da Universidade Federal do Paraná (1975-1978)
Alexandre Antonio Oliveira, Ronaldo de Oliveira Corrêa
116-137
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64256
Traçando paralelos: VKHUTEMAS e o design no Brasil
Isabela Mosquini, Jessica Maria Tomé, Rochelle Cristina dos Santos, Thabata Janine Buse Pinheiro
138-154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68046
Levantamento de experiências prévias em desenho de estudantes ingressantes dos cursos de design gráfico: implicações e desdobramentos
Anelise Zimmermann, Solange Galvão Coutinho, Silvio Romero Botelho Barreto Campello
155-170
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68878
Reunião Visual Remota para Construção Colaborativa de Conhecimento
Luciana da Silva Bertoso, Priscila Daienny Zimermann Nardon, Reinaldo Pereira de Moraes, Stephania Padovani
171-196
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68036
Relação entre Moda e Design na Sociedade Contemporânea e Educação Superior Brasileira: Observação da Influência do Design na Moda através do Levantamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Moda e Moda no Brasil
Bruna Leôncio Prada dos Santos, Ricardo Triska
197-215
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67203
Design para calouros: o mobiliário urbano como tema de reflexão sobre a cidade
Josielle Cíntia de Souza Rocha, Antonio Ferreira Colchete Filho, Fernando Araújo Costa, Mayara Carvalho Gomes, Juliana Varejão Giese, Danielle Lopes Vilas
216-235
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64300
Ensino do Design na relação Trabalho e Educação: breve análise dos desafios históricos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
Licia Cristina Araújo da Hora, Camila Andrade dos Santos, Karoline Parrião Rodrigues, Tito Carvalho Tsuji
236-257
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68019
Ensaios
Design is not for the weak: on the use in design education
Maya Ober
258-267
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64291
Problemas indomáveis: um ensaio teórico sobre wicked problems e as competências do designer
André Grilo, Júlio Carlos de Souza Van Der Linden
268-285
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68048
Artigos Completos em Fluxo Contínuo
Entre metáforas e mandalas: efeitos do uso de elementos-surpresa no desenvolvimento de RGSs (representações gráficas de síntese)
Stephania Padovani
286-305
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68500
A prototipagem enquanto potencialização da inclusão social e empoderamento de meninas com deficiência
Natálya Duhart Figueiredo, Guilherme Englert Corrêa Meyer
306-327
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67993
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
ελληνικά
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários