A prototipagem enquanto potencialização da inclusão social e empoderamento de meninas com deficiência

Authors

  • Natálya Duhart Figueiredo Unisinos
  • Guilherme Englert Corrêa Meyer Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67993

Keywords:

Prototipagem, Participação, Inclusão Social, Empoderamento,

Abstract

As barreiras que limitam as pessoas com deficiência estão por toda parte. Considera-se a inclusão enquanto uma esfera que envolve a ampliação de oportunidades, acessibilidade, respeito pelos direitos essenciais e proporção de espaço para amplificação de vozes silenciadas. Em paralelo, entende-se o empoderamento como a imersão em um senso de consciência e reconhecimento das próprias habilidades e competências. Como meio para alcançar a inclusão e o empoderamento, propõe-se a prototipagem, na compreensão do design estratégico, enquanto um processo projetual reflexivo, questionador e propositor. Este estudo investiga como a prototipagem pode potencializar o empoderamento de meninas com deficiência e relata uma prática empírica pautada por uma dinâmica participativa, engajada com um grupo de meninas com múltiplas deficiências. Acredita-se que esta reflexão possa contribuir para debates sobre modos de inclusão e empoderamento através de práticas de experimentação.

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Published

2022-09-20

How to Cite

FIGUEIREDO, Natálya Duhart; MEYER, Guilherme Englert Corrêa. A prototipagem enquanto potencialização da inclusão social e empoderamento de meninas com deficiência. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 306–327, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2022.67993. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/67993. Acesso em: 1 may. 2025.