Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação: parte 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.70216

Resumo

Editorial
Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação: parte 2
Esta edição da Arcos Design é uma continuidade da edição Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação, volume 15, número 1, lançada no primeiro semestre de 2022. Dado o grande número de submissões de artigos, assim como a qualidade dos mesmos, a equipe editorial acreditou na importância de dar novamente espaço à discussão da temática. Lembramos que o volume 15, números 1 e 2, são frutos de uma parceria com o DesEduca lab – Laboratório de Design e Educação da ESDI, que contribuiu com a proposta da temática, indicação de pareceristas especializados, participação da edição, dentre outras atribuições. A temática proposta busca pensar as relações entre design e educação a partir de um ponto de vista crítico considerando os encontros, mas também os “desvios e atravessamentos” entre os dois campos.
O volume 15, número 2 inclui, além dos artigos, as categorias entrevistas e ensaios na revista. Nossa política tem por objetivo ampliar o escopo de produções da revista Arcos Design. Entendemos que a diversidade de categorias de texto pode trazer um ecletismo de abordagens sobre o campo do design, assim como atrair novas parcerias. A partir do cadastramento da revista Arcos Design como projeto de extensão da UERJ, tivemos a participação de uma bolsista de extensão em diversas etapas da produção editorial. Constatamos que a participação do corpo discente da graduação vem se intensificando a cada número.
A atual edição começa com a entrevista da professora Rita Couto sobre relações entre o Design e a Educação, realizada pelo Youtube em live de outubro de 2020, período pandêmico. A entrevista se deu com base em perguntas criadas coletivamente por membros de uma disciplina do PPDESDI. Em seguida, uma série de artigos sobre a temática do Design e da Educação ganha espaço na revista. Questões como a experiência docente e o estímulo à autonomia do educando, problematizações alternativas às definições essencialistas dos campo, literacia imagética e estímulo ao pensamento crítico-criativo, aquisição de linguagem por meio da leitura visual e tátil, memórias e experiências do ensino em design em contextos específicos, construção colaborativa do conhecimento, caracterização da influência do design na moda e oficinas criativas como instrumentos metodológicos são objetos de análise e reflexão.
Os ensaios versam sobre ideias como uso e usabilidade no ensino em design. Um ensaio teórico discute a natureza do problema de Design sob o nome de problemas indomáveis. Um terceiro ensaio apresenta reflexões em torno do ensino técnico em design na busca por uma formação integradora.
Por fim, os artigos completos em fluxo contínuo se debruçam sobre dinâmicas pedagógicas baseadas em representações gráficas de síntese e sobre as relações entre inclusão, empoderamentos e processos de prototipagem. O conjunto de textos oferece a oportunidade da aplicação de uma visão crítica e construtiva sobre e para o campo do Design.
O segundo número de Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação, conta com a colaboração de diversos articulistas e pareceristas, provenientes de instituições de ensino nacionais e internacionais. A parceria estabelecida com estes atores é de fundamental importância para a existência não só deste número, mas do projeto editorial como um todo.

Boa leitura!
André Carvalho, ESDI/UERJ
Barbara Necyk, ESDI/UERJ
Carolina Noury, ESDI/UERJ
Ricardo Artur P. Carvalho, ESDI/UERJ

Biografia do Autor

André Luiz Carvalho Cardoso, Esdi/Uerj

Doutor em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ/FAU/UFRJ (2011). Mestre em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ (2006). Especialista em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IFCH/UERJ (2005). Arquiteto e Urbanista pelo Instituto Metodista Bennett (2000). É Professor Associado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da ESDI/UERJ e professor do Programa de Pós-Graduação em Design - PPDESDI/UERJ. Atualmente é Vice-Diretor da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ESDI/UERJ. Líder do grupo de pesquisa CURA - Cultura Urbanismo Resistência Arquitetura, certificado pelo CNPQ/UERJ. Desenvolve pesquisas sobre arquiteturas autóctones, a função social do arquiteto e os atravessamentos contemporâneos entre arquitetura, arte e design. Atua com investigações e projetos relacionados à habitação de interesse social, direito à cidade, tecnologias autóctones, insurgências arquitetônicas, decolonialidades e emergências socioambientais. Tem experiência em desenvolvimento de Projetos Arquitetônicos e Urbanísticos, tendo participado, ao longo dos anos, de uma variada gama de projetos. No campo das artes visuais, atua com desenvolvimento de projetos expográficos e investigações sobre exposições de arte contemporânea e interferências urbanas.

Downloads

Publicado

20-09-2022

Como Citar

Cardoso, A. L. C., Necyk, B., Noury, C., & Carvalho, R. A. (2022). Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação: parte 2. Arcos Design, 15(2), 7–8. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.70216