Edições anteriores
-
v. 8 n. 1 (2014)
Em 2009 a Revista Arcos Design teve seu primeiro número publicado na versão digital. Passados cinco anos, temos razões pra comemorar. Afinal, foram 49 artigo e mais de 65 articulistas. Muitos deles, citados em teses e dissertações, fundamentam pesquisas e projetos.
Neste primeiro número de 2014, contamos com a colaboração de vinte e seis articulistas responsáveis por nove artigos – 14 Doutores, 4 Doutorandos, 1 Mestre, 4 Mestrandos, 1 Pós-graduado, 2 alunos de IC. Os trabalhos são resultados de pesquisas desenvolvidas em dez cursos de design de universidades brasileiras – UFRGS, UFRJ, UERJ, UFSC, UEC, USP, UNESP, PUC-Rio, UFBA e UNEB.
-
v. 7 n. 2 (2013)
Hoje, em 2013, contamos com periódicos com padrão de qualidade; 27 cursos de pós-graduação stricto sensu: 15 mestrados acadêmicos, 4 mestrados profissionais e 8 doutorados; congressos com enfoques em diversos temas, além de editoras especializadas em livros de design.
A revista Arcos Design aproveita a oportunidade para parabenizar todos os pesquisadores que, intrépidos, fizeram essa história acontecer.
Neste número temos o prazer de apresentar dez artigos. Todos são resultado de pesquisas. Nossos sinceros agradecimentos aos autores pelas contribuições.
-
v. 7 n. 1 (2013)
Neste primeiro número, utilizando o sistema SEER, a Revista Arcos apresenta nove artigos.
Sete trabalhos de pesquisadores brasileiros das universidades UFPR, UFSC, UERJ, UNESP, UFMa - e dois trabalhos de pesquisadores de universidades estrangeiras: UAM-Universidade Autônoma Metropolitana/México, UNAM-Universidade Nacional Autônoma do México e UNLP-Universidade Nacional de La Plata/Argentina. -
v. 6 n. 1 (2011)
Esse número da Arcos Design conta com a colaboração de pesquisadores do Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Argentina.
A professora Mirella Migliari, no artigo "Do iconograma ao símbolo arbitrário: a evolução da escrita e a Matriz Visual" propõe uma classificação de diferentes tipos de caracteres - iconogramas, ideogramas e fonogramas. Andréia Andujar et al, da IFSC, discorre sobre uma proposta de metodologia de desenvolvimento de projeto. Érica Andrade, Magali Olhats e Richard Perassi apresentam, com recursos de belas fotografias, a descrição e interpretação da obra de arte pública urbanística. A pesquisa foi realizada na comunidade do morro Santa Marta, dentro do projeto social Favela Painting, no Rio de Janeiro.
Roberto Alcarria, Margareth Kamisaki e João Eduardo Guarnetti expõe resultados da investigação sobre bulas e cartelas de medicamentos onde são discutidos problemas de legibilidade e leiturabilidade que prejudicam principalmente os idosos.
Javier de Ponti e Alejandra Gaudi, pesquisadores da Universidade Nacional de La Plata, contribuem com o relato de um caso histórico de identidade empresarial da Argentina YPF, uma presença determinante nesse país.
Parabéns aos autores pela qualidade dos artigos.