Traçando paralelos: VKHUTEMAS e o design no Brasil

Autores

  • Isabela Mosquini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jessica Maria Tomé Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rochelle Cristina dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thabata Janine Buse Pinheiro Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68046

Palavras-chave:

Design no Brasil, Vkhutemas, Ensino de Design

Resumo

O presente estudo busca explorar o teor do ensino em design, apontando diferenças e semelhanças entre a educação de design no Brasil e a escola russa de design VKHUTEMAS (Ateliês Superiores Técnico-Artísticos Estatais da Rússia). O objetivo é promover uma reflexão sobre o caráter do ensino, considerando suas finalidades, interesses e a quais propósitos o design tem servido à sociedade. Os relatos aqui trazidos buscam auxiliar como embasamento histórico e pedagógico para a discussão e reflexão do ensino do design, identificando seus objetivos frente a diferentes contextos.

Biografia do Autor

Thabata Janine Buse Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente faz parte do Grupo de Estudos Críticos em Design e Sociedade (GECDS) — UFSC.

Downloads

Publicado

20-09-2022

Como Citar

Mosquini, I., Tomé, J. M., dos Santos, R. C., & Buse Pinheiro, T. J. (2022). Traçando paralelos: VKHUTEMAS e o design no Brasil. Arcos Design, 15(2), 138–154. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68046