Traçando paralelos: VKHUTEMAS e o design no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68046Keywords:
Design no Brasil, Vkhutemas, Ensino de DesignAbstract
O presente estudo busca explorar o teor do ensino em design, apontando diferenças e semelhanças entre a educação de design no Brasil e a escola russa de design VKHUTEMAS (Ateliês Superiores Técnico-Artísticos Estatais da Rússia). O objetivo é promover uma reflexão sobre o caráter do ensino, considerando suas finalidades, interesses e a quais propósitos o design tem servido à sociedade. Os relatos aqui trazidos buscam auxiliar como embasamento histórico e pedagógico para a discussão e reflexão do ensino do design, identificando seus objetivos frente a diferentes contextos.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-09-20
How to Cite
MOSQUINI, Isabela; TOMÉ, Jessica Maria; DOS SANTOS, Rochelle Cristina; BUSE PINHEIRO, Thabata Janine. Traçando paralelos: VKHUTEMAS e o design no Brasil. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 138–154, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2022.68046. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/68046. Acesso em: 2 may. 2025.
Issue
Section
Artigos Completos Temáticos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.