Levantamento de experiências prévias em desenho de estudantes ingressantes dos cursos de design gráfico: implicações e desdobramentos
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68878Palavras-chave:
Ensino do desenho, Ensino do Design, Teoria da Atividade.Resumo
Esse estudo apresenta a elaboração e aplicação de um questionário como instrumento de sondagem de experiências em desenho de ingressantes nos cursos de design, de forma a fornecer subsídios às atividades de ensino e identificação de necessidades específicas. Para sua elaboração, a revisão bibliográfica incluiu estudos sobre ensino do desenho na escola e a Teoria da Atividade. O questionário foi aplicado, como estudo piloto, na disciplina de Laboratório de Desenho para o Design, na Universidade Federal de Pernambuco em 2013. A partir dos resultados e adaptações, este passou a ser aplicado na disciplina de Laboratório de Desenho no Curso de Design Gráfico da Universidade do Estado de Santa Catarina (2016-2022). Com isso, identificou-se que o questionário, além de auxiliar na sondagem das experiências prévias, também instrumentalizou a reflexão sobre a aprendizagem em desenho e relações com a sua prática.Downloads
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Publicado
20-09-2022
Como Citar
ZIMMERMANN, Anelise; COUTINHO, Solange Galvão; CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto. Levantamento de experiências prévias em desenho de estudantes ingressantes dos cursos de design gráfico: implicações e desdobramentos. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 155–170, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2022.68878. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/68878. Acesso em: 24 maio. 2025.
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Artigos Completos Temáticos
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