Levantamento de experiências prévias em desenho de estudantes ingressantes dos cursos de design gráfico: implicações e desdobramentos

Autores

  • Anelise Zimmermann UDESC, Brasil
  • Solange Galvão Coutinho UFPE, Brasil
  • Silvio Romero Botelho Barreto Campello UFPE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68878

Palavras-chave:

Ensino do desenho, Ensino do Design, Teoria da Atividade.

Resumo

Esse estudo apresenta a elaboração e aplicação de um questionário como instrumento de sondagem de experiências em desenho de ingressantes nos cursos de design, de forma a fornecer subsídios às atividades de ensino e identificação de necessidades específicas. Para sua elaboração, a revisão bibliográfica incluiu estudos sobre ensino do desenho na escola e a Teoria da Atividade. O questionário foi  aplicado, como estudo piloto, na disciplina de Laboratório de Desenho para o Design, na Universidade Federal de Pernambuco em 2013. A partir dos resultados e adaptações, este passou a ser aplicado na disciplina de Laboratório de Desenho no Curso de Design Gráfico da Universidade do Estado de Santa Catarina  (2016-2022). Com isso, identificou-se que o questionário, além de auxiliar na sondagem das experiências prévias, também instrumentalizou a reflexão sobre a aprendizagem em desenho e relações com a sua prática.

Downloads

Publicado

20-09-2022

Como Citar

Zimmermann, A., Coutinho, S. G., & Campello, S. R. B. B. (2022). Levantamento de experiências prévias em desenho de estudantes ingressantes dos cursos de design gráfico: implicações e desdobramentos. Arcos Design, 15(2), 155–170. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68878