Design para calouros: o mobiliário urbano como tema de reflexão sobre a cidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64300Palavras-chave:
Design, Ensino, Mobiliário urbano, Espaço público.Resumo
A história recente, com o advento da pandemia, tem requerido reflexões profundas sobre formas de viver socialmente, com impactos na gestão do tempo e na organização do espaço. Na educação, o ensino on-line tornou-se fundamental, e pensar atividades práticas de projeto a distância, um desafio. O objetivo desse trabalho é apresentar e discutir oficinas criativas como instrumentos metodológicos para análise do entendimento dos ingressantes em curso de Arquitetura e Urbanismo acerca da percepção sobre o mobiliário urbano. A partir de referenciais teóricos que perpassam os campos do Design, da Arquitetura e da Educação, a metodologia adotada para dinamização das oficinas apresentou um panorama geral sobre os temas e propôs o croqui como meio de expressão de ideias para intervenção na cidade através do mobiliário urbano. Como resultado, pré-selecionamos 54 desenhos confeccionados pelos estudantes, dentre os quais 14 são destacados como categorias temáticas para discussão sobre o espaço público da cidade contemporânea. Conclui-se que a estruturação das oficinas apoiada no uso de croquis sobre os temas destacados mostrou-se efetiva para reflexão sobre o momento vivido e como atividade agregadora para alunos em ambiente remoto.Downloads
Publicado
20-09-2022
Como Citar
Rocha, J. C. de S., Colchete Filho, A. F., Costa, F. A., Gomes, M. C., Giese, J. V., & Vilas, D. L. (2022). Design para calouros: o mobiliário urbano como tema de reflexão sobre a cidade. Arcos Design, 15(2), 216–235. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64300
Edição
Seção
Artigos Completos Temáticos