Por um design desacomodado: reflexões e análises do campo

Autores

  • Nina Reis Côrtes PUC Rio
  • Denise Berruezo Portinari PUC Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67809

Palavras-chave:

design, política, educação, trabalho

Resumo

Este artigo propõe problematizar o campo do design, buscando se afastar de abordagens essencialistas, que situam o designer como um gênio criador ou que definem o design a partir de abstrações idealizantes. Através de uma breve revisão bibliográfica, tecemos uma crítica ao atravessamento do campo do design por ideais neoliberais, que promovem uma aproximação entre as suas narrativas e os discursos gestoriais. Termos como design thinking ganharam popularidade na área, comprometendo e alterando as metodologias de trabalho e fluxos de ensino e aprendizagem. Observamos um descolamento entre os contextos sociais de produção e ensino do design e esses ideais que se propõem a nortear a sua prática, correndo o risco de formar profissionais e educadores consideravelmente alienados das estruturas de poder. Pretendemos ampliar esse debate e abrir brechas no campo, possibilitando a visualização e construção de novos caminhos para o ensino, aprendizagem e produção a partir do campo do design.

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Publicado

20-09-2022

Como Citar

CÔRTES, Nina Reis; PORTINARI, Denise Berruezo. Por um design desacomodado: reflexões e análises do campo. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 57–75, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2022.67809. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/67809. Acesso em: 2 maio. 2025.