Design, linguagem e objeto háptico

Autores

  • Cristina Portugal PUC-Rio
  • Márcio J. S. Guimarães UFMA
  • Ana Correia PUC_Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67342

Palavras-chave:

Design inclusivo, linguagem, objeto visotátil.

Resumo

Este artigo inicia-se apresentando a importância do desenvolvimento da modalidade tátil, em seguida, uma reflexão sobre como ocorre a aquisição da linguagem por crianças e por fim, faz uma análise do objeto para a aquisição da linguagem por meio da leitura visual e tátil. O processo metodológico adotado teve caráter qualitativo e envolveu pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, e ações projetuais, abrangendo estudos referenciais para análises e avaliações, buscando compreender os processos de interação que as crianças com ou sem deficiência visual realizam ao ler, interpretar e elaborar conceitos acerca das imagens e narrativas apresentadas em livros ilustrados infantis. Como resultado, obteve-se a elaboração de um esquema de decodificação da informação visotátil, que aponta elementos de design que promovem a aquisição da linguagem por crianças com deficiência visual.

Biografia do Autor

Cristina Portugal, PUC-Rio

Pós-doutorado em Design pela School of Communication da Royal College of Art, Londres, pelo Programa de Pós-doutorado no Exterior, CAPES. Atualmente é pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ2. Doutora em Design pela PUC-Rio, com Estágio no Exterior PDEE na Universidade de Sevilha, Espanha. Mestre em Design e Bacharel em Comunicação Visual pela PUC-Rio. Especializou-se em Graphic Design pela U. C. Berkeley Extension Califórnia, USA. Realizou o segundo Pós-doutoramento em Design vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Design – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – Universidade Estadual Paulista (UNESP). E seu primeiro Pós-doutorado em Design junto ao Programa de Pós-Graduação em Design da PUC-Rio. Desde 2011, membro do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura, UNESP/CNPq. Desde 2002 é pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Design e Educação (PUC-Rio). Desde 2010 é Editora da Revista Estudos em Design – CAPES Qualis A2. Atuou em duas gestões como Presidente da Sociedade Brasileira de Design da Informação –  SBDI (2014/2019). Autora de artigos premiados e publicados em anais de congressos e em periódicos nacionais e internacionais na área de Design e Tecnologia. Autora do Livro Design, Educação e Tecnologia. Foi contemplada dez vezes com recursos financeiros obtidos junto a agências de fomento nacionais, estaduais e pró-reitorias para desenvolvimento de projetos de pesquisa e bolsas de auxílio à pesquisa da CAPES, CNPq e Faperj. Tem atuado principalmente nas áreas Design, Tecnologia, Comunicação, Design da Informação, Design de Interação, Experiência do Usuário, Educação e Interdisciplinaridade.

Márcio J. S. Guimarães, UFMA

Designer, Doutor em Design (2020) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Bauru, mestre em Design (2014) e bacharel em Desenho Industrial (2002), ambos pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. É professor adjunto no Departamento de Desenho e Tecnologia - DEDET - UFMA, líder do grupo de pesquisa Tato Ativo: Design Inclusivo para a infância (CNPq/UFMA), vinculado ao Núcleo de pesquisas em Inovação, Design e Antropologia - NIDA (CNPq/UFMA) e atua junto ao Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos, cultura (CNPq/UNESP), nos quais desenvolve estudos com ênfase em Design Inclusivo, Design para a Educação e História do Design. Atualmente, é membro do conselho editorial da Editora da Universidade Federal do Maranhão - EDUFMA, consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA, e parecerista de periódicos nacionais de Design.

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Publicado

20-09-2022

Como Citar

Portugal, C., Guimarães, M. J. S., & Correia, A. (2022). Design, linguagem e objeto háptico. Arcos Design, 15(2), 96–115. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67342