Entre metáforas e mandalas: efeitos do uso de elementos-surpresa no desenvolvimento de RGSs (representações gráficas de síntese)

Autores

  • Stephania Padovani UFPR

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68500

Palavras-chave:

Representações Gráficas de Síntese, Elemento-surpresa, Ensino de Design

Resumo

A dinâmica envolvendo RGSs (representações gráficas de síntese) vêm sendo utilizada em disciplinas teóricas em Design para fomentar a interação entre estudantes. Apesar de seu caráter inovador, quando comparada a práticas mais tradicionais como seminários e produção de resumos, a repetição pode torná-la monótona. Nesse sentido, optamos por inserir elementos-surpresa no início da produção de cada RGS. Esse estudo investiga os efeitos do elemento-surpresa sobre a dinâmica. Os resultados demonstraram que houve uma maior diversidade de atividades, maior colaboração e motivação dos estudantes.  

Entre metáforas e mandalas: efeitos do uso de elementos-surpresa no desenvolvimento de RGSs (representações gráficas de síntese)

Downloads

Publicado

20-09-2022

Como Citar

Padovani, S. (2022). Entre metáforas e mandalas: efeitos do uso de elementos-surpresa no desenvolvimento de RGSs (representações gráficas de síntese). Arcos Design, 15(2), 286–305. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.68500