Relação entre Moda e Design na Sociedade Contemporânea e Educação Superior Brasileira: Observação da Influência do Design na Moda através do Levantamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Moda e Moda no Brasil

Autores

  • Bruna Leôncio Prada dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Triska Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67203

Palavras-chave:

Design, Moda, Sociedade Contemporânea, Educação Superior.

Resumo

A pesquisa propõe, através de revisão bibliográfica, a caracterização da influência do design na moda, no contexto da sociedade contemporânea, e tem por objetivo evidenciar as relações que se estabelecem entre ambos os campos. Considerando a inclusão oficial da moda à área do design na educação superior brasileira a partir de 2004, a fim de observar a influência do design na educação superior em Design de Moda ou Moda no Brasil através de um panorama demonstrativo, conduziu-se um levantamento dos cursos de pós-graduação lato sensu em Design de Moda ou Moda reconhecidos pelo Ministério da Educação. Em contraste à revisão literária, que evidencia a naturalidade com que a moda e o design se relacionam, com base nos resultados da investigação foi possível suscitar uma discussão sobre o ainda existente distanciamento entre tais campos na educação superior no Brasil.

Biografia do Autor

Bruna Leôncio Prada dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina (2013-2017). Intercâmbio no Politecnico di Milano, Itália (2014-2015) com enfoque em Design da Comunicação e Design de Moda. Atuou como colaboradora do projeto de pesquisa de iniciação científica entitulado “Modelo de Gestão do Conhecimento em Conformidade com a Gestão Estratégica Integradora de Design", na Universidade Estadual de Londrina. Fez estágio em Marketing Digital na empresa La Playa, em Londrina (2015). Atuou como Designer de Moda e Gerente de Mídias Sociais na empresa Coletty Beachwear, em Londrina (2016-2018). Atuou como Stylist autônoma em Milão, Itália (2019-2020). Atualmente é mestranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ricardo Triska, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia de Produção (Área de concentração Ergonomia) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Professor associado 4 da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Expressão Gráfica, compõe o quadro de Docentes Permanentes do Programa de Pós-graduação em Design, níveis mestrado e doutorado, e do curso de Bacharelado em Design. Desenvolveu projetos na área de Ciência da Informação, com ênfase no processo de Transferência da Informação, atuando nas áreas de planejamento de produtos, serviços e sistemas de informação; automação de bibliotecas e bibliotecas digitais. Também desenvolveu projetos nas áreas de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. Seus projetos atuais se concentram em Linguagem Subliminar, Processos Corporativos, Design de Interface e no Design da Informação. Foi Coordenador da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design junto à CAPES(2011-2014).Reconduzido para o período 2014-2018. Foi Conselheiro Titular do Conselho Técnico Científico de Ensino Superior / CAPES (2014-2018). No período de dez/2018 a nov/2019 atuou como Professor Visitante na School of Art + Design da Universidade de Illinois (University os Illinois at Urbana - Champaign). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da UFSC. Conselheiro Titular no Conselho do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) / UFSC e na Câmara de Pós-graduação da UFSC (Representando o CCE).

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Publicado

20-09-2022

Como Citar

Leôncio Prada dos Santos, B., & Triska, R. (2022). Relação entre Moda e Design na Sociedade Contemporânea e Educação Superior Brasileira: Observação da Influência do Design na Moda através do Levantamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Moda e Moda no Brasil. Arcos Design, 15(2), 197–215. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67203