Literacia imagética e construção de imagem na sociedade do desempenho
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67958Palavras-chave:
Imagem, poética, literacia visual, experimentação, construção de sentidos.Resumo
Este artigo trata da importância de se investir na literacia imagética como ferramenta de estímulo ao pensamento crítico e à criatividade, apresentando duas ferramentas-conceito capazes de auxiliar tanto na análise quanto na construção de imagens. É parte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida em torno de possibilidades de ativação de potências poéticas individuais através da experimentação visual e suas implicações no contexto do ensino de graduação em Design. Nossa premissa é que o investimento simultâneo na literacia visual, no conhecimento da História da Cultura, bem como no exercício de práticas reflexivas que transitem entre o fazer analógico e o digital dentro do ensino-aprendizagem pode contribuir significativamente para o processo de autoconstrução do indivíduo. Para tanto nos apoiamos sobretudo nas reflexões de Villem Flusser, Byung-Chul Han, Jorge Larrosa Bondía, Michel Serres, Georges Didi-Huberman e Jacques Rancière.Downloads
Publicado
20-09-2022
Como Citar
Sobral, J. C., & Costa, C. E. F. da. (2022). Literacia imagética e construção de imagem na sociedade do desempenho. Arcos Design, 15(2), 76–95. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.67958
Edição
Seção
Artigos Completos Temáticos