Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.67489Palavras-chave:
Educação, Escola, Ciberespaço, TecnologiasResumo
O trabalho discute a escola em meio às urgências dos processos de elaboração do ciberespaço. A investigação se apoia em diligências voltadas a uma escola democratizada em tempos de cibercultura, que atenue os mecanismos da (info)exclusão. No âmbito das problematizações, justificamos nossas análises hermenêuticas em expoentes dessas discussões, especialmente Olgária Matos. Percebemos que uma escola configurada a partir de uma maior proximidade com as demandas do ciberespaço necessita, também, um entendimento ampliado e contextualizado da realidade, a fim de projetar uma potencialização ciberespacial num esforço mediatizado por processos educacionais. A escola pode ampliar seus lugares no mundo, no sentido de compreender-se como a forma mais plena de relacionamento com o mundo objetivo, subjetivo e social, como um ato permanente de conhecimento, uma ação política e estético-expressiva com os artefatos tecnológicos, que ampliam o campo de possibilidades da educação e a dialeticidade do ato criativo.Downloads
Publicado
24-06-2023
Como Citar
CONTE, Elaine; COSTA, Fernanda Roth da; AVELINO FILHA, Bernadeth Vital. Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 72, p. 343–356, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.67489. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/67489. Acesso em: 12 fev. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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