O “USO” DOS ARTEFATOS CULTURAIS COMO MOVIMENTOS TÁTICOS E ESTRATÉGICOS, EM ESPAÇOS LISOS E ESTRIADOS, NOS CURRÍCULOS PRATICADOS NO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
Este estudo tem como objetivo acompanhar os movimentos curriculares, em suas táticas e estratégias, em espaços lisos e estriados, e também a experimentação de alguns produtos culturais em circulação no cotidiano escolar. Busca cartografar como professores e alunos experienciam artefatos culturais em circulação no currículo vivido no cotidiano escolar, tomando como campo de produção dos dados as conversações e/ou a produtividade dialógica. Utiliza, como aportes teóricos, Certeau, Deleuze, Guatarri, Pais, dentre outros. A movimentação, entre espaços lisos e estriados, se mostra incessante nas redes de relações de professoras e alunos no cotidiano escolar, onde os produtos culturais são constantemente significados por múltiplas redes de saberes, valores, sentimentos, pensamentos, que são tecidos na produção do currículo praticado. Palavras-chave: Currículo. Cultura. Cotidiano Escolar.Downloads
Publicado
30-12-2009
Como Citar
CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra Kretli. O “USO” DOS ARTEFATOS CULTURAIS COMO MOVIMENTOS TÁTICOS E ESTRATÉGICOS, EM ESPAÇOS LISOS E ESTRIADOS, NOS CURRÍCULOS PRATICADOS NO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 14 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24083. Acesso em: 19 mar. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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