ENTRECRUZANDO CIÊNCIA E CULTURA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES
Resumo
Objetiva debater o entrecruzamento das fronteiras entre ciência e cultura. Problematiza, nesse sentido, os conhecimentos científicos nos modos pelos quais são abordados, nos currículos praticados nos cotidianos escolares, focalizando a ciência como uma cultura estrangeira. Utiliza os conceitos da desconstrução e da hospitalidade como formulados por Derrida (1996, 2002, 2003), assim como, os conceitos de tradução, hibridismo e negociação postulados por Bhabha (2003). Conclui pela necessidade de uma “ética nova”, no exercício das práticas pedagógicas curriculares, conjugada à tarefa epistemológica de reinvenção do trabalho de negociação para novas composições que hibridizem as fronteiras dos conhecimentos experienciados nos cotidianos escolares. Palavras chave: Prática pedagógica. Currículo. Ciência. Cultura. Cotidiano escolar.Downloads
Publicado
28-07-2014
Como Citar
CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra Kretli da; DELBONI, Tania Mara Zanotti G. F.; PEREIRA, Dulcimar. ENTRECRUZANDO CIÊNCIA E CULTURA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 37, p. 130–142, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24425. Acesso em: 25 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.