PENSANDO AS DIMENSÕES ÉTICAS, ESTÉTICAS E POLÍTICAS DA PRODUÇÃO E DO USO DE IMAGENS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Pesquisa. Imagens. Ética. Estética. Política.Resumo
Analisa a moral como lugar de dominação e sujeição, distinguindo-a da ética, em associação com a estética e a política, como potência criadora de afirmação da vida. Avalia como, no contemporâneo, as imagens são capturadas pelo capitalismo, que como “religião”, cultua o valor-consumo, o valor-exibição. Aponta a necessária profanação da imagem-clichê por meio do movimento do pensamento e, para tanto, posiciona-se contra qualquer possibilidade de produção e uso de imagens na pesquisa em educação como “catecismo” metodológico. Conclui pontuando a não existência de meios metodológicos capazes de por si sós nos libertar das imagens-clichê, mas destacando que podemos forçar o pensamento com e em imagens de modo a problematizar, profanar, abrir possibilidades de outras formas-forças de estar na vida: éticas, estéticas e políticas.Downloads
Publicado
03-08-2015
Como Citar
FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães. PENSANDO AS DIMENSÕES ÉTICAS, ESTÉTICAS E POLÍTICAS DA PRODUÇÃO E DO USO DE IMAGENS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 42, p. 24–36, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24530. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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