DILEMAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DA DESINFORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73991

Resumo

Este Dossiê TemáticoFake News, Cibercultura e Educação Básica apresenta   profícuos, significativos e   diversificados resultados   de   estudos, experiências gestadas em programas de pesquisa, ensino e extensão, na articulação Educação Básica e Universidade, advindos de esforços coletivos de profissionais da educação, da saúde, da psicologia, das ciências aplicadas, dentre outras. Contou ainda com a parceria interinstitucional dos grupos de pesquisa Didática Intercultural e Tecnologias (DIDATEC), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA), associado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LÊTECE, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Biografia do Autor

Telma Rocha, Universidade Federal da Bahia

Professora de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Terezinha Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Referências

ABREU, Bárbara Cunha; ROAZZI, Antonio. NUDGING E GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DAS FAKE NEWS E AUMENTAR O CONHECIMENTO SOBRE A COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 269-291. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67193

ALMEIDA, Wallace Carriço de; SANTOS, Edméa Oliveira dos. FORMAR PARA MUDAR E NÃO PARA ACOMODAR: PESQUISANDO O COTIDIANO E A CIBERCULTURA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 17-40. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68274

ANGELO, Carise Martins. NEGACIONISMO CIENTÍFICO E PROPAGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS LIGADAS A CIÊNCIAS: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO NA ESCOLA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 255-268. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.65040

ARAÚJO, Luiz Guilherme Lucho de; EICHLER, Marcelo Leandro Eichler. FAKE NEWS E OS VÍCIOS EPISTÊMICOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA SOCIEDADE DA IGNORÂNCIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 182-197. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68260

FARGONI, Everton Henrique Eleutério; ZACARIAS, Mayna; VICENTE, William Augusto. TECNOPÓLIO E CONTROLE DO SER SOCIAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 164-181. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68236

FERNANDES, Iracema Cristina; FERNANDES, Terezinha. LETRAMENTO INFORMACIONAL NO COMBATE ÀS FAKE NEWS NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 41-51. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68237

LEMOS, André. Cibercultura como território recombinante. In: TRIVINHO, Eugênio; CAZELOTO, Edilson (org.). A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber, 2009, p.38-46.

OLIVEIRA, Adriana Fernandes Machado de; OLIVEIRA, Sueli Machado Pereira de. FAKE NEWS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE O CASO ATILA IAMARINO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 41-51. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67918

REIS, Haydéa Maria Marino de SantAnna; BENCHIMOL, Geisa Moreira Regazzi Gerk. PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 89-101. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67483

ROCHA, Telma Brito; BRANDÃO, Cleyton Williams Golveia da Silva; RAMOS, Emanoel Nogueira. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO BÁSICA: PLANO DE AULA SOBRE FAKE NEWS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 52-66. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.69899

SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara; VELOZO, Aline Debossan. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE “FAKE NEWS”, JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO NA ERA PÓS-VERDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 102-123. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66346

SANTOS, Matheus Lincoln Borges dos; LEITE, Alvaro Emilio; LAMBACH, Marcelo. MECANISMOS DE CONSOLIDAÇÃO DA CULTURA DA IGNORÂNCIA: O COTIDIANO DE UM GRUPO ANTI-VACINA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 198-209. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.69353

SILVA, Ana Lucia Gomes da; NETA, Mirena Umbuzeiro Guimarães. FAKES NEWS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PIBID LETRAS: LEITURA E AÇÕES (AUTO)FORMATIVAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 210-236. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68247

SILVA, Márcia Maria Vieira da; SILVA, André Luiz Souza da (Betonasi); AMARAL, Cláudia Norberta dos Santos; SALES, Kathia Marise Borges; MERCÊS, Uilma Brito das. LETRAMENTO EM REDE: PROPOSTA METODOLÓGICA COMO CAMINHO PARA REFLEXÕES SOBRE FAKE NEWS Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 67-88. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68289

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; RAMOS, Michael Daian Pacheco; JUNIOR, Paulo Antônio dos Santos; SANTOS, Klaus Araújo Santos. DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE FAKE NEWS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 124-140. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67218

SILVA, Roberta Mota Alves da; LUNA, Tatiana Gomes da Silva. SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO FAKE NEWS PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA DE FORMA REMOTA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 237-254. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67328

Downloads

Publicado

2023-03-14

Como Citar

ROCHA, Telma; SILVA, Ana Lúcia Gomes da; FERNANDES, Terezinha. DILEMAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DA DESINFORMAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 12–16, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.73991. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/73991. Acesso em: 1 maio. 2024.