DILEMAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DA DESINFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73991Resumo
Este Dossiê TemáticoFake News, Cibercultura e Educação Básica apresenta profícuos, significativos e diversificados resultados de estudos, experiências gestadas em programas de pesquisa, ensino e extensão, na articulação Educação Básica e Universidade, advindos de esforços coletivos de profissionais da educação, da saúde, da psicologia, das ciências aplicadas, dentre outras. Contou ainda com a parceria interinstitucional dos grupos de pesquisa Didática Intercultural e Tecnologias (DIDATEC), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA), associado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LÊTECE, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).Referências
ABREU, Bárbara Cunha; ROAZZI, Antonio. NUDGING E GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DAS FAKE NEWS E AUMENTAR O CONHECIMENTO SOBRE A COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 269-291. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67193
ALMEIDA, Wallace Carriço de; SANTOS, Edméa Oliveira dos. FORMAR PARA MUDAR E NÃO PARA ACOMODAR: PESQUISANDO O COTIDIANO E A CIBERCULTURA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 17-40. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68274
ANGELO, Carise Martins. NEGACIONISMO CIENTÍFICO E PROPAGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS LIGADAS A CIÊNCIAS: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO NA ESCOLA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 255-268. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.65040
ARAÚJO, Luiz Guilherme Lucho de; EICHLER, Marcelo Leandro Eichler. FAKE NEWS E OS VÍCIOS EPISTÊMICOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA SOCIEDADE DA IGNORÂNCIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 182-197. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68260
FARGONI, Everton Henrique Eleutério; ZACARIAS, Mayna; VICENTE, William Augusto. TECNOPÓLIO E CONTROLE DO SER SOCIAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 164-181. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68236
FERNANDES, Iracema Cristina; FERNANDES, Terezinha. LETRAMENTO INFORMACIONAL NO COMBATE ÀS FAKE NEWS NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 41-51. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68237
LEMOS, André. Cibercultura como território recombinante. In: TRIVINHO, Eugênio; CAZELOTO, Edilson (org.). A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber, 2009, p.38-46.
OLIVEIRA, Adriana Fernandes Machado de; OLIVEIRA, Sueli Machado Pereira de. FAKE NEWS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE O CASO ATILA IAMARINO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 41-51. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67918
REIS, Haydéa Maria Marino de SantAnna; BENCHIMOL, Geisa Moreira Regazzi Gerk. PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 89-101. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67483
ROCHA, Telma Brito; BRANDÃO, Cleyton Williams Golveia da Silva; RAMOS, Emanoel Nogueira. CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO BÁSICA: PLANO DE AULA SOBRE FAKE NEWS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 52-66. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.69899
SANTOS, Alessandra Ferreira dos; CASAGRANDE, Ana Lara; VELOZO, Aline Debossan. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE “FAKE NEWS”, JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO NA ERA PÓS-VERDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 102-123. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66346
SANTOS, Matheus Lincoln Borges dos; LEITE, Alvaro Emilio; LAMBACH, Marcelo. MECANISMOS DE CONSOLIDAÇÃO DA CULTURA DA IGNORÂNCIA: O COTIDIANO DE UM GRUPO ANTI-VACINA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 198-209. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.69353
SILVA, Ana Lucia Gomes da; NETA, Mirena Umbuzeiro Guimarães. FAKES NEWS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PIBID LETRAS: LEITURA E AÇÕES (AUTO)FORMATIVAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 210-236. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68247
SILVA, Márcia Maria Vieira da; SILVA, André Luiz Souza da (Betonasi); AMARAL, Cláudia Norberta dos Santos; SALES, Kathia Marise Borges; MERCÊS, Uilma Brito das. LETRAMENTO EM REDE: PROPOSTA METODOLÓGICA COMO CAMINHO PARA REFLEXÕES SOBRE FAKE NEWS Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 67-88. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68289
SILVA, Osni Oliveira Noberto da; RAMOS, Michael Daian Pacheco; JUNIOR, Paulo Antônio dos Santos; SANTOS, Klaus Araújo Santos. DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO CRÍTICA EM TEMPOS DE FAKE NEWS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 124-140. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67218
SILVA, Roberta Mota Alves da; LUNA, Tatiana Gomes da Silva. SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA UTILIZANDO FAKE NEWS PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA DE FORMA REMOTA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 2, jan.-abr., 2023, p. 237-254. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67328
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).