Cibercultura, educação básica e pandemia: plano de aula sobre as fake news das vacinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60979

Palavras-chave:

Educação Básica. Ensino Fundamental II. Plano de Aula. Fake News. COVID-19. Vacinas.

Resumo

Na atual Pandemia da COVID-19, o fenômeno das fake news dificulta o trabalho das autoridades científicas da saúde na medida em que contribui para a desinformação da população em relação aos protocolos sanitários. Com base no exposto, entende-se que a Educação Básica precisa apropriar-se dos processos tecnológicos e comunicacionais da cibercultura. Esse escrito tem o objetivo de apresentar um plano de aula do componente curricular Língua Portuguesa, para 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, sobre duas fake news acerca das vacinas de COVID-19, proliferadas em redes sociais e checadas pelo portal “Informe Fiocruz” e a agência checadora de notícias “Fato ou Fake”. O plano foi construído em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dado que o documento afirma que é necessário desenvolver nos educandos do Ensino Fundamental II habilidades de analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las. A abordagem metodológica é qualitativa, na qual utilizou-se a revisão de literatura, além de propor uma reflexão ação na prática pedagógica. Nos resultados, orientações para as etapas de construção do plano de aula, seleção dos conteúdos, objetivo geral e específicos, estratégias metodológicas, definição dos objetos de aprendizagem e a avaliação da aprendizagem. Por ser indicado para ensino híbrido, sugere-se a utilização do Jitsi Meet para a etapa on-line, uma plataforma de código aberto – que corresponde a um programa de licenciamento livre – para realização de videoconferências, na qual docentes podem promover aulas síncronas e atividades avaliativas. 

Biografia do Autor

Telma Rocha, Universidade Federal da Bahia

Professora de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Cleyton Brandão, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduando da Licentiatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista PIBIC-UFBA-CNPq

Referências

BOURDIEU, Pierre. Os Usos Sociais da Ciência. São Paulo: Editora Unesp, 1997.

BRANDÃO, Carlos. Rodrigues. O Que é Educação? São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

BRANDÃO, Cleyton; CRUZ, Diego; ROCHA, Telma. Fake News em Tempos de COVID-19: discursos de ódio nas redes sociais como ressonância da desinformação. In: Revista Interdisciplinar Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 6, N. Especial II – p. 303-327, 2020.

BRASIL, Agência. Facebook é a maior plataforma de fake news, aponta pesquisa: foram entrevistadas mais de 80 mil pessoas em 40 países. Correio Brasiliense. Brasília: 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2020/06/17/interna_tecnologia,864689/facebook-e-a-maior-plataforma-de-fake-news-aponta-pesquisa.shtml. Acesso em: 29 jun. 2021.

BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Brasília, 1940. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm. Acesso em: 29 jun. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 29 jun. 2021.

BRASIL. Lei nº 5.250, de 9 de fevereiro de 1967. Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação. Brasília, 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5250.htm. Acesso em: 29 jun. 2021.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 21 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 24 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Projeto de Lei nº 2.630, apresentado em 03 de julho de 2020. Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Altera as Leis nº 10.703 de 2003 e 12.965 de 2014. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2256735. Acesso em: 29 jun. 2021.

Democracia e política na plataforma digital: o desafio das fake News. Mesa redonda apresentada por Wilson Gomes, Lídice da Mata e Suzana Barbosa. [SSA, UFBA], 2020. 1 vídeo (1h 51min 24seg). Publicado pela Universidade Federal da Bahia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Pjp2ynQYU1s&t=4801s. Acesso em 28 jun. 2021.

DOMINGOS, Roney. É #FAKE que vacina contra Covid-19 tem chip líquido e inteligência artificial para controle populacional. G1-Fato ou Fake. Rio de Janeiro: 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/coronavirus/noticia/2021/01/27/e-fake-que-vacina-contra-covid-19-tem-chip-liquido-e-inteligencia-artificial-para-controle-populacional.ghtml. Acesso em: 29 jun. 2021.

FACEBOOK. Termos de Serviço. 2020 Disponível em: https://www.facebook.com/terms/. Acesso em: 29 jun. 2021.

FACEBOOK. Termos de Uso do Instagram. 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/help/instagram/581066165581870. Acesso em: 29 jun. 2021.

FARIAS, Isabel Maria Sabino. et al. Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2011.

FIOCRUZ. Informe FIOCRUZ. Disponível em: www.informe.ensp.fiocruz.br. Acesso em: 29 jun. 2021.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa – 3. Ed. Porto Alegre. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOMES, Wilson; DOURADO, Tatiana. Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia. Estudos em Jornalismo e Mídia. v. 16, nº 02, p. 33-45, jul./dez, 2019.

GOMES, Wilson. Quatro ou cinco coisas que eu sei sobre fake news. Revista Cult: São Paulo, 28 ma. 2021. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/quatro-ou-cinco-coisas-que-eu-sei-sobre-fake-news/. Acesso em: 29 jun. 2021.

INSTITUtO Butantan. Tira Dúvida Butantan. Disponível em: https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida. Acesso em: 29 jun. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 27 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LUPA, Agência Pública. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/. Acesso em: 29 jun. 2021.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Métodos de Pesquisa em Comunicação: projetos, ideias, práticas. Rio de Janeiro: Vozes, 2018.

MELLO, Patrícia Campos. A Máquina do Ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo: Cia das Letras, 2020.

MONTEIRO, Danielle. Conheça 6 ‘fake news’ sobre as vacinas contra a Covid-19. Informe FIOCRUZ: Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/51261. Acesso em: 29 jun. 2021.

OLIVEIRA, Elida. 67% dos estudantes de 15 anos do Brasil não sabem diferenciar fatos de opiniões, afirma relatório da OCDE. G1, Rio de Janeiro, 06 mai. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/05/06/67percent-dos-estudantes-de-15-anos-do-brasil-nao-sabem-diferenciar-fatos-de-opinioes-afirma-relatorio-da-ocde.ghtml. Acesso em: 24 jun. 2021.

Organização Mundial da Saúde. Departamento de evidência e inteligência para ação em Saúde. Brasília: OMS; 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=3. Acesso em: 28 jun. 2021.

PIMENTEL, C. S. F. Conectivismo. IN: MILL, Daniel (org). Dicionário crítico de educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.

PLATAFORMA Open Source. Jitsi Meet. Disponível em: https://meet.jit.si. Acesso em: 29 jun. 2021.

Quais são as diferenças entre as vacinas contra Covid-19 que estão sendo aplicadas no Brasil? Instituto Butantan. São Paulo: 2021. Disponível em: https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/quais-sao-as-diferencas-entre-as-vacinas-contra-covid-19-que-estao-sendo-aplicadas-no-brasil. Acesso em: 29 jun. 2021.

ROCHA, Telma Brito. O Plano de Aula para Educação On-line na Pandemia de Covid-19. In: EaD Em Foco. Rio de Janeiro, V. 11, N. 2, 2021.

SANTAELLA, Lúcia. A pós-verdade é Verdadeira ou Falsa? São Paulo: Editora Estação das letras e cores, 2018.

SANTAELLA, Lúcia. Redes Sociais Digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.

SANTOS, Edméa. WEBER, A. Diários Online, Cibercultura e Pesquisa- Formação Multirreferencial. In: SANTOS, Edméa. CAPUTO, Stela Guedes. Diário de Pesquisa na Cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos. Rio de Janeiro: Omodê, 2018.

TWITTER. Termos de Serviço do Twitter. 2020. Disponível em: https://twitter.com/pt/tos. Acesso em: 29 jun. 2021.

WHATSAPP. Termos de Serviço do WhatsApp. United States Of America: 2021. Disponível em: https://www.whatsapp.com/legal/updates/terms-of-service/?lang=pt_br. Acesso em: 29 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

ROCHA, Telma; BRANDÃO, Cleyton. Cibercultura, educação básica e pandemia: plano de aula sobre as fake news das vacinas. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 74–96, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.60979. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/60979. Acesso em: 5 out. 2024.