UM DEFEITO DE COR” E A NECESSIDADE DE DEBATER A ESCRAVIDÃO DA MULHER NEGRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.47250

Palavras-chave:

Um Defeito de Cor, Mulheres Negras, Escravização, Educação Básica.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a escravização da mulher negra no Brasil e a metamorfose desta enquanto sujeito sociocultural e político. O texto dedicar-se-á revelar as sequelas dos prolixos e padecidos anos de exploração e misoginia que afetaram e ainda afetam as mulheres negras, evidenciando a importância da presença desse debate na educação básica brasileira, conforme prevê a Lei nº 11.645/08 que diz “[...] nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena” (BRASIL, 2008). O estudo será feito a partir da ótica de Gonçalves (2011), presente no livro “Um Defeito de Cor”, que narra a história de Kehinde, uma mulher negra e africana que foi sequestrada na África, ainda criança, por traficantes de escravos e trazida para o Brasil. Discussões que permeiam as violências simbólicas, preconceito, machismo e racismo farão parte dessa produção, bem como as vivências da mulher escravizada em solo brasileiro no século XIX, espaço e tempo da obra em questão. A criticidade sobre as concepções da falsa superioridade de raças impostas no século XVI e ratificadas pela sociedade contemporânea resulta na reflexão do espaço da mulher negra, de sua luta cotidiana e do seu poder de ruptura de fundamentos do patriarcado brasileiro. A partir dessa análise, tem-se por carência tecer os (desa)fios que o racismo impõe. Destaca-se a importância de revisitar questões, como a descolonização, na educação básica brasileira.

Biografia do Autor

Telma Rocha, UFBA

Professora de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Cleyton Williams Golveia da Silva Brandão, Universidade Federal da Bahia

Graduando da Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsita do Programa Institucional de Bolsas Para Iniciação Científica (PIBIC - UFBA).

Isla Silva de Jesus, Centro Universitário Jorge Amado

Graduanda da Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário Jorge Amado.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

ROCHA, Telma; GOLVEIA DA SILVA BRANDÃO, Cleyton Williams; SILVA DE JESUS, Isla. UM DEFEITO DE COR” E A NECESSIDADE DE DEBATER A ESCRAVIDÃO DA MULHER NEGRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 195–214, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.47250. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/47250. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática