LETRAMENTO INFORMACIONAL NO COMBATE ÀS FAKE NEWS NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68237

Palavras-chave:

Fake News. Letramento informacional. Educação básica. Pesquisa-formação.

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa desenvolvida com estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade à distância, da Universidade Federal de Mato Grosso. O objetivo é problematizar a importância do letramento informacional para combater as Fake News analisando elementos que podem contribuir com as práticas educativas na educação básica. A metodologia é a pesquisa-formação na cibercultura, uma pesquisa ativa, envolvida e implicada com o processo de formação e aprendizagem (SANTOS, 2019), desenvolvida em percursos formativos contemplando a possibilidade de reflexão e mudanças na prática docente. Os resultados mostraram que o letramento informacional é uma prática importante no combate à desinformação gerada pelas Fake News na educação básica, mobilizando a reflexão e o pensamento crítico dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Concluímos que as Fake News, como um problema de escala global, precisam ser combatidas e uma maneira é instrumentalizar os estudantes, desde a educação básica, para saberem localizar, selecionar, avaliar e compartuilhar informações a partir de critérios confiáveis, éticos e legais, saberes estes que estão no escopo do letramento informacional.

Biografia do Autor

Iracema Cristina Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Mestre em Educação (UFMT). Especialista em "Gestão Escolar" (UFMT). Especialista em "Tutoria em EAD" (FACINTER). Especialista em "Psicopedagogia e Educação Infantil" (AVEC). Graduada em Licenciatura em Pedagogia (UFMT). Professora efetiva da educação básica da rede municipal de educação de Juara-MT, atua na Universidade Aberta do Brasil - UAB Polo de Juara. É integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTece/UFMT. 

Terezinha Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente do programa de pós-graduação e graduação presencial e a distância do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Doutoramento Sanduíche pela Universidade Aberta (UAb), Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro dos Grupos de Pesquisa LêTece/UFMT e GpDoc/UFRRJ.

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Publicado

2023-03-14

Como Citar

FERNANDES, Iracema Cristina; FERNANDES, Terezinha. LETRAMENTO INFORMACIONAL NO COMBATE ÀS FAKE NEWS NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 41–51, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.68237. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/68237. Acesso em: 7 out. 2024.