Políticas públicas tributárias potencialmente dirigidas à promoção da equidade de gênero numa perspectiva constitucional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2024.75428

Palabras clave:

Direitos da personalidade, Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Política Pública Tributária.

Resumen

O tema da pesquisa é a análise da repercussão dos aspectos econômicos e financeiros, especialmente tributários, como elemento de (in)efetivação do direito fundamental à equidade de gênero. Assim, questiona-se: de que forma, no Brasil, no século XXI, o custo dos produtos e serviços equivalentes pode interferir na promoção ou não da equidade de gênero? O objetivo geral é analisar a relação entre a promoção dos direitos da personalidade femininos e o custo dos produtos e serviços equivalentes, considerando a interferência da política tributária. Os objetivos específicos são: analisar de que forma o custo de produtos e serviços equivalentes, pode promover ou violar a igualdade, a depender do gênero de seu destinatário final; avaliar a política pública tributária como instrumento de (des)incentivo à promoção da dignidade humana do gênero feminino. Trata-se de uma pesquisa descritiva, baseada no método de abordagem dedutivo, utilizando-se das técnicas bibliográfica e documental. Demonstrou-se que há assimetrias no acesso de mulheres a produtos e serviços, prejudicando os direitos e garantias fundamentais destas, o que legitima a discussão e implantação, por parte do Estado e da sociedade, de políticas públicas para a equidade e não discriminação. Conclui-se que há política pública, contudo, insuficiente para promover a equidade.

Biografía del autor/a

MARIA DE LOURDES ARAÚJO, Universidade Cesumar

Doutoranda e mestra em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR; Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; Pós-graduada em Direito Tributário (UCG-GO), Processo Civil (UFG-GO). Pós-graduanda em Direitos das Mulheres.

ANARA REBECA CISCOTO YOSHIOKA, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Cesumar. Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Damásio, IBMEC. Especialista em Direito Civil, Processual Civil e Direito do Trabalho pela Universidade Cesumar. Graduada em Direito pela Universidade Paranaense. Assessora Jurídica pelo Tribunal de Justiça do Paraná, lotada na comarca de Paranavaí.

IVAN DIAS DA MOTTA, Universidade Cesumar

Pós-doutor em Direito. Docente Permanente do Programa Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas do Centro Universitário de Maringá. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

DE LOURDES ARAÚJO, M., YOSHIOKA, A. R. C., & DIAS DA MOTTA, I. (2024). Políticas públicas tributárias potencialmente dirigidas à promoção da equidade de gênero numa perspectiva constitucional. REVISTA QUAESTIO IURIS, 17(1), 331–356. https://doi.org/10.12957/rqi.2024.75428