Direitos humanos versus estado: reflexões acerca dos desafios, obstáculos e limitações enfrentados para a sua plena efetividade na ordem contemporânea.
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2023.69244Palavras-chave:
Direitos e Garantias Fundamentais, Direitos Humanos, Limitação Estatal, Efetividade do Direito.Resumo
Historicamente, os direitos humanos até alcançarem valor normativo, perpassaram por um longo processo evolutivo, uma vez que a humanidade encontra-se em constante mutação, adquirindo, assim, novos anseios e formas de vivência. Esse precesso evolutivo importa na conquista, reconhecimento e declaração de novos direitos que, apesar de recentes, estão longe de serem esgotados, ante a necessidade premente do homem enquanto ser social. Neste intento, buscou-se por meio da presente pesquisa, descrever os principais aspectos relacionados à evolução dos direitos humanos, bem como as principais limitações, desafios e obstáculos enfrentados para a sua consolidação na ordem contemporânea, inclusive sob a perspectiva Estatal. Para alcançar tal desiderato, adotou-se o tipo de pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e explicativa, com fins de analisar, explicar e desenvolver o instituto em em estudo. Adotou-se, ainda, a pesquisa documental e bibliográfica, na medida em que utilizaram-se textos de leis, bem como uma revisão da literatura sobre o tema. Como conclusões aos questionamentos base deste estudo, evidenciou-se que os direitos humanos perpassam, na atual conjuntura, por inúmeros desafios, e que, além de contribuírem para o surgimento do moderno Estado Constitucional de Direito, também possuem a dimensão de limitar as suas articulações, visto que foram reconhecidos e declarados de forma impostiva nos planos universal e regionalista. Por outro lado, apesar dessa imposição, identificou-se os desafios pelos quais perpassam a implementação da agenda dos direitos humanos hodiernamente, conforme aduz os autores Piovesan e Herrera Flores, respectivamente. Apurou-se, ainda, que o Estado, usando de sua soberania, construiu todo um aparato legal, quando de sua suscitação ao cumprimento desses direitos, podendo valer-se da mitigação,quando se utiliza de princípios como o da reserva do possível e do mínimo existencial, o que por si só representam limitações à plena efetivação desses direitos, e, por correlação, contribuindo para a relativização do princípio maior: a dignidade humana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.