Direitos humanos versus estado: reflexões acerca dos desafios, obstáculos e limitações enfrentados para a sua plena efetividade na ordem contemporânea.

Autores

  • Robson Feitosa Leal Morais Programa de Pós- graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da Universidade Federal do Tocantins- UFT e Escola Superior da Magistratura Tocantinense - ESMAT. http://orcid.org/0000-0002-5212-3833
  • Vinicius Pinheiro Marques Colegiado do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Palmas e do Mestrado em Prestação Juriscional da UFT e Escola Superior da Magistratura Tocantinense - ESMAT. http://orcid.org/0000-0002-1294-8603

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2023.69244

Palavras-chave:

Direitos e Garantias Fundamentais, Direitos Humanos, Limitação Estatal, Efetividade do Direito.

Resumo

Historicamente, os direitos humanos até alcançarem valor normativo, perpassaram por um longo processo evolutivo, uma vez que a humanidade encontra-se em constante mutação, adquirindo, assim, novos anseios e formas de vivência. Esse precesso evolutivo importa na conquista, reconhecimento e declaração de novos direitos que, apesar de recentes, estão longe de serem esgotados, ante a necessidade premente do homem enquanto ser social. Neste intento, buscou-se por meio da presente pesquisa, descrever os principais aspectos relacionados à evolução dos direitos humanos, bem como as principais limitações, desafios e obstáculos enfrentados para a sua consolidação na ordem contemporânea, inclusive sob a perspectiva Estatal. Para alcançar tal desiderato, adotou-se o tipo de pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e explicativa, com fins de analisar, explicar e desenvolver o instituto em em estudo. Adotou-se, ainda, a pesquisa documental e bibliográfica, na medida em que utilizaram-se textos de leis, bem como uma revisão da literatura sobre o tema. Como conclusões aos questionamentos base deste estudo, evidenciou-se que os direitos humanos perpassam, na atual conjuntura, por inúmeros desafios, e que, além de contribuírem para o surgimento do moderno Estado Constitucional de Direito, também possuem a dimensão de limitar as suas articulações, visto que foram reconhecidos e declarados de forma impostiva nos planos universal e regionalista. Por outro lado, apesar dessa imposição, identificou-se os desafios pelos quais perpassam a implementação da agenda dos direitos humanos hodiernamente, conforme aduz os autores Piovesan e Herrera Flores, respectivamente. Apurou-se, ainda, que o Estado, usando de sua soberania, construiu todo um aparato legal, quando de sua suscitação ao cumprimento desses direitos, podendo valer-se  da mitigação,quando se utiliza de princípios como o da reserva do possível e do mínimo existencial, o que por si só representam limitações à plena efetivação desses direitos, e, por correlação, contribuindo para a relativização do princípio maior: a dignidade humana. 

 

Biografia do Autor

Robson Feitosa Leal Morais, Programa de Pós- graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da Universidade Federal do Tocantins- UFT e Escola Superior da Magistratura Tocantinense - ESMAT.

Aluno Especial do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Bacharel em Direito e em Administração pela UFT. Especialista em Direito e Processo Constitucional (UFT) e Pós graduando em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Legale Educacional do Estado de São Paulo.

Vinicius Pinheiro Marques, Colegiado do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins, campus universitário de Palmas e do Mestrado em Prestação Juriscional da UFT e Escola Superior da Magistratura Tocantinense - ESMAT.

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Professor efetivo no colegiado do curso de Direito da UFT e de Programas de  Pós-graduação lato e stricto sensu na mesma IES. Além  do Centro Universitário Católica do Tocantins (UNICATÓLICA) e do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) com atuação principal nas cadeiras de Direito Civil e Processo Civil.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Leal Morais, R. F., & Marques, V. P. (2024). Direitos humanos versus estado: reflexões acerca dos desafios, obstáculos e limitações enfrentados para a sua plena efetividade na ordem contemporânea. REVISTA QUAESTIO IURIS, 16(4), 2020–2043. https://doi.org/10.12957/rqi.2023.69244