EDIÇÃO ESPECIAL II: EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

					Visualizar EDIÇÃO ESPECIAL II: EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Publicado: 14-12-2020
  • Expediente

    1 - 4
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.55937
  • EDITORIAL

    Jonas Alves da Silva Junior, Dilton Ribeiro Couto Junior, Liliana Rodrigues
    5
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.55936
  • APRESENTAÇÃO SEGUNDA EDIÇÃO ESPECIAL: EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Jonas Alves da Silva Junior, Dilton Ribeiro Couto Junior, Liliana Rodrigues
    6 - 17
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.55938

Edição temática

  • Educação é um direito de todos? Os desafios da prática docente nas periferias em tempos de pandemia

    Marcelo Ribeiro Sales, Diogo Silva do Nascimento
    18 - 31
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52369
  • ENTRE SILÊNCIOS E VIRTUALIDADES SURGEM ENCONTROS: COSTURANDO O CUIDADO DE SI E A EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL

    Vitória da Silva Bemvenuto, Maria Ântonia Sattamini de Souza
    32 - 47
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.50634
  • A EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA

    Neide Cavalcante Guedes, Tiago Pereira Gomes
    48 - 73
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51877
  • Luz, câmera, (desumaniz)ação: entre o pedagógico e a manutenção da vida, o que é ser professor/a em tempos de pandemia?

    Erica Pereira dos Santos Nascimento, Rita Cassia de Oliveira Silva
    74 - 92
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52348
  • O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS (COVID-19) NO BRASIL: PROJETOS DE FORMAÇÃO EM DISPUTA

    Vanessa Campos de Lara Jakimiu
    93 - 115
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51007
  • EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PADRONIZADA, REMOTA, DOMICILIAR E DESIGUAL

    Thiago Colmenero Cunha, Isabel Scrivano, Erick da Silva Vieira
    119 - 137
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51907
  • O REVERSO DA MOEDA: PRÁTICASTEORIAS NAS REDES EDUCATIVAS POUCO DEMOCRÁTICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Marcelo Ferreira Machado, Maria do Carmo Morais, Noale Toja
    138 - 162
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51880
  • A PANDEMIA DA COVID-19 COMO VITRINE DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA O ENSINO EM UMA DEMOCRACIA FRAGILIZADA

    Fernanda Fochi Nogueira Insfran, Paulo Afonso Prado, Samela Estéfany Francisco Faria, Thalles Azevedo Ladeira, Tiago Afonso Sentinelli, Waldyr Barcellos Jr.
    163 - 184
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52309
  • PARA ONDE VAI O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA?

    Maria Abádia da SILVA, Edileuza Fernandes Silva
    185 - 203
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51884
  • INQUIETAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Esmael Alves de Oliveira, Aguinaldo Rodrigues Gomes, Tatiane Pereira Muniz, Jorge Augusto de Jesus Silva
    204 - 225
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51647
  • EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EM TEMPOS PANDÊMICOS

    Carla Chagas Ramalho
    226 - 245
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51737
  • O DISCURSO XENÓFOBO E A GEOPOLÍTICA MUNDIAL: DESDOBRAMENTOS ANALÍTICOS, OLHARES EDUCACIONAIS E INTERFACES POSSÍVEIS

    Rafael Teixeira Lima, Joyce Pedra Lima
    246 - 260
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51694
  • AULAS ON-LINE EM ÉPOCA DE COVID-19 SOB A ÓTICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRA

    Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau, Ana Paula de Andrade Janz Elias, Beatriz Maria Zoppo, Heidegrid Siebert Koop
    261 - 278
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51882
  • VULNERABILIDADE SOCIAL E EXCLUSÃO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DA DESIGUALDADE DE ACESSO À INTERNET NA PERIFERIA DE CURITIBA

    Marcelo Nogueira de Souza, Lislaine Mara da Silva Guimarães
    279 - 296
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51097
  • FAKE NEWS EM TEMPOS DE COVID-19: discursos de ódio nas redes sociais como ressonância da desinformação

    Telma Rocha, Cleyton Williams Golveia da Silva Brandão, Diêgo Aric Cerqueira Souza e Cruz
    297 - 320
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51910
  • DEU RUIM NA HASHTAG! BOTS E PANDEMIA DE FAKE NEWS EM TEMPOS DE COVID-19: O CASO #FECHADOCOMBOLSO(L)NARO

    Marcelle Medeiros Teixeira, Dilton Ribeiro Couto Junior
    321 - 340
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51544
  • ¡HAY UN ERROR EN EL HASHTAG! BOTS Y PANDEMIA DE FAKE NEWS EN TIEMPOS DE COVID-19: EL CASO #FECHADOCOMBOLSO(L)NARO

    Marcelle Medeiros Teixeira, Dilton Ribeiro Couto Junior
    341 - 360
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.56562
  • A PEDAGOGIA DO VÍRUS: COTIDIANOS E EDUCAÇÕES NÃO PRESENCIAIS

    Leonardo Nolasco-Silva, Vittorio Lo Bianco, Matheus Franco Delgado
    361 - 377
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52263
  • EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA ONDA DA COVID-19: AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA OFERTA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS PELA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

    Regina Fernandes Albuquerque
    378 - 403
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51306
  • ALUNOS E A RECONFIGURAÇÃO DA PRESENCIALIDADE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: ANÁLISE DE RELATOS EM REDES SOCIAIS SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Felippie Anthonio Fediuk de Morais, Glaucia da Silva Brito
    404 - 427
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52233

Relatos de experiências

  • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA OU SEGREGADORA?

    Jardel Delgado Marques
    428 - 441
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52294
  • EM TEMPOS DE PANDEMIA, LUZ, CÂMERA E AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ONLINE: DO DISCURSO À PRÁTICA DESEJADA

    Adriele da Silva Freitas Oliveira, Alessandra da Costa Abreu, Ana Paula da Silva Conceição Oliveira
    442 - 458
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52231
  • EN TIEMPOS DE PANDEMIA, LUZ, CÁMARA Y ACCIÓN PARA LA EDUCACIÓN EN LÍNEA: DEL DISCURSO A LA PRÁCTICA DESEADA

    Adriele da Silva Freitas Oliveira, Alessandra da Costa Abreu, Ana Paula da Silva Conceição Oliveira
    459 - 475
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.56566
  • CEASM, A ESCOLA COM PARTIDO.

    Lourenço Cezar da Silva
    476 - 493
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52452
  • O QUE PODEMOS E DEVEMOS APRENDER SOBRE A PANDEMIA COMO PROFESSORES?

    Cristiano Mezzaroba, Hamilcar Silveira Dantas Júnior
    494 - 517
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51916
  • DIÁRIO DA QUARENTENA DE UMA PROFESSORA DA INFÂNCIA: APROXIMAÇÕES COM BOAVENTURA, AGAMBEN E KRENAK

    Isabela Pereira Lopes
    518 - 530
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52249

Resenhas

  • RESENHA DO LIVRO RETROTOPÍA DE ZYGMUNT BAUMAN

    Iván Gregorio Silva Miguel
    531 - 534
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.50990