ALUNOS E A RECONFIGURAÇÃO DA PRESENCIALIDADE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: ANÁLISE DE RELATOS EM REDES SOCIAIS SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52233

Palavras-chave:

cibercultura, presencialidade, memes, redes sociais, tecnologias

Resumo

Este artigo traz uma investigação de análise qualitativa de memes, produzidos por alunos da rede pública do estado do Paraná, durante o primeiro semestre de 2020, sobre as aulas remotas. Com o objetivo de identificar as percepções dos alunos sobre a adaptação ao ensino remoto.  Analisamos as postagens das redes sociais Twitter e Instagram, nas contas Memes da Aula Paraná, Aula Paraná Zueiro, Aula Paraná da Depressão, e publicados entre 06 de Abril e 28 de junho de 2020. A análise das postagens mostrou que as dificuldades na adaptação ao ensino remoto tem promovido um despejamento e acúmulo de atividades por falta de habilidades no uso de tecnologias, promovendo uma educação bancária, ampliando as desigualdades sociais e reprimindo a efetivação de uma educação democrática.

Biografia do Autor

Felippie Anthonio Fediuk de Morais, Universidade Federal do Paraná - UFPR Grupo de Estudos e Pesquisas Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (GEPPETE/UFPR)

Mestrando em Educação, linha de Pesquisa: Cultura, escola e ensino - Universidade Federal do Paraná.

Bollsista CAPES/PROEX

Lic. em Educação Física - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Linguística – Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Comunicação Professora do Mestrado e Doutorado em Educação na área temática Cultura e Processo de Ensino-Aprendizagem, linha de pesquisa: Cultura, Escola e Ensino.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

MORAIS, Felippie Anthonio Fediuk de; BRITO, Glaucia da Silva. ALUNOS E A RECONFIGURAÇÃO DA PRESENCIALIDADE EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: ANÁLISE DE RELATOS EM REDES SOCIAIS SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 404–427, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52233. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52233. Acesso em: 12 out. 2024.