Luz, câmera, (desumaniz)ação: entre o pedagógico e a manutenção da vida, o que é ser professor/a em tempos de pandemia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52348

Palavras-chave:

pandemia, Educação Básica, professores, crise sanitária

Resumo

Uma crise sanitária global tem colapsado sistemas de saúde, perspectivas econômicas e políticas. Dentre as tramas deste cenário, o objetivo deste artigo é discutir com e a partir de relatos de professoras e professores da educação básica sobre o que é dar aula em tempos de pandemia. Para tal discussão, o texto está organizado em cinco partes: na primeira serão apresentados alguns apontamentos teóricos que nos ajudarão a compreender o cenário atual de incertezas e crise, na seção seguinte iremos apresentar quem são as professoras e o professor que fazem parte da nossa investigação. Os dois itens seguintes apresentam as falas dos/as docentes e suas problematizações. Terminamos o texto trazendo algumas questões, levantando hipóteses, procurando fomentar reflexões.

Biografia do Autor

Erica Pereira dos Santos Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, integrante do GECEC - Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s) na mesma instituição.

Rita Cassia de Oliveira Silva, Faculdade de Educação - UFRJ

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, integrante do GECEC - Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s) da PUC-Rio e do GEM - Grupo de Estudos Multiculturais da UFRJ.

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

NASCIMENTO, Erica Pereira dos Santos; SILVA, Rita Cassia de Oliveira. Luz, câmera, (desumaniz)ação: entre o pedagógico e a manutenção da vida, o que é ser professor/a em tempos de pandemia?. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 74–92, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52348. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52348. Acesso em: 29 abr. 2024.