A PANDEMIA DA COVID-19 COMO VITRINE DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS PARA O ENSINO EM UMA DEMOCRACIA FRAGILIZADA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52309Palavras-chave:
Democracia, Participação, Ensino remoto, Autoritarismo, PandemiaResumo
Motivados por uma pesquisa em andamento sobre educação e pandemia, objetivamos debater o processo antidemocrático construído nas entranhas da educação pública, que responde por seu estrangulamento. Em meio à pandemia do Covid-19, vozes docentes rompem as mordaças para denunciar as impossibilidades de uma educação democrática, após a intensificação dos desmontes, das ameaças de perda de autonomia e da precarização das condições de trabalho/ vida com a imposição intencional, atabalhoada e excludente do ensino remoto. Assim, reflexões teóricas e dados sobre a crise sanitária e o desigual acesso à tecnologia e direitos básicos, apontam para a necessidade de uma democracia participativa mais forte, com debate e elaboração coletiva de políticas públicas que garantam saúde e educação para todos.
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