CEASM, A ESCOLA COM PARTIDO.

Autores

  • Lourenço Cezar da Silva UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52452

Palavras-chave:

Favela, CEASM, Educação não formal, Militância, Maré

Resumo

 

RESUMO:Este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento com pesquisadores da Maré, no Rio de Janeiro, sobre educação em espaço não formal. O nome desse grupo é NEPS – Núcleo de Estudos e Pesquisa Sociais da Maré e trata dos problemas nas Favelas e como a Ong. CEASM – Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, vem há 23 anos atuando na formação de novos quadros de militantes de causas sociais e como eles  lutam pela garantia de direitos e, no atual momento, para o combate a pandemia da COVID-19. Essa instituição tem dentre seus egressos mais conhecidos a Vereadora assassinada em 2018, Marielle Franco e a atual Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, Renata Sousa.

Biografia do Autor

Lourenço Cezar da Silva, UFRJ

Formado em Geografia e Meio Ambiente - PUC-Rio

Mestre em Educação - UFRJ

Referências

REFERÊNCIAS

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo, Ática, 1983a.

_______. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo, Ática, 1983b.

_______. A gênese dos conceitos de habitus e de campo. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

_______. 1994. O Poder Simbólico. Lisboa, Difel.

_______. O novo capital. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1997. _______. Classificação, desclassificação, reclassificação. NOGUEIRA M.A. & CATANI, A. (org.) Escritos de Educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002.

CASTRO, Maria Helena Guimarães. Declaração do Brasil para a Cúpula Mundial da Educação de Dakar. Disponível em: www.inep.gov.br Acessado em 22 de maio de 2002.

CENSO DEMOGRÁFICO 1990. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 1992.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Intelectuais e a Organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da Modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.

NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs). Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições. Campinas, SP: Revista Quadrimestral de Ciência da Educação – Educação & Sociedade, 2002.

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Downloads

Publicado

14-12-2020

Como Citar

SILVA, Lourenço Cezar da. CEASM, A ESCOLA COM PARTIDO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 476–493, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52452. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52452. Acesso em: 1 maio. 2025.