As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.44146

Palavras-chave:

Educação, Rousseau, Pedagogia Moderna, Faculdades Humanas

Resumo

Esse artigo resulta de um exercício hermenêutico inspirado na obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau (1762), reconhecidamente um expoente da pedagogia moderna. Propomos aqui uma reflexão sobre a perspectiva pedagógica visionária de Rousseau voltada à valorização da liberdade da criança no mundo educativo, tendo em vista os saberes e potencialidades do pensamento pedagógico à formação criativa mais ampla. Para isso, elegemos como dispositivo de análise as principais ideias defendidas por Rousseau, para examinar as implicações em diferentes abordagens de educação baseadas em práticas que potencializam as faculdades humanas naturais, no sentido de compreender as complexidades da infância no presente.

Biografia do Autor

Míriam Benites Rios, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestra em Educação pela Universidade La Salle, Canoas/RS e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq. Professora universitária, com atuação em disciplinas relacionadas à prática pedagógica e tecnologias, com experiência e atuação em Educação a distância, na organização e gerenciamento de cursos ministrados online e em processos de regulamentação e avaliação do ensino superior. Além da docência, exerce atualmente Assessoria na Coordenadoria de Graduação do Centro Universitário Metodista - IPA/RS.

Lilian Soares Alves Branco, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestra em Educação pela Universidade La Salle e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq. Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Especialista em Gestão Escolar (UFRGS), Recursos Humanos (FAPA), Administração de Empresas (FGV) e Orientação Educacional (Uninter). 

Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE) e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação -NETE/CNPq  e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

Rios, M. B., Branco, L. S. A., & Conte, E. (2020). As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação. Revista Teias, 21, 271–286. https://doi.org/10.12957/teias.2020.44146

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua