As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.44146Palavras-chave:
Educação, Rousseau, Pedagogia Moderna, Faculdades HumanasResumo
Esse artigo resulta de um exercício hermenêutico inspirado na obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau (1762), reconhecidamente um expoente da pedagogia moderna. Propomos aqui uma reflexão sobre a perspectiva pedagógica visionária de Rousseau voltada à valorização da liberdade da criança no mundo educativo, tendo em vista os saberes e potencialidades do pensamento pedagógico à formação criativa mais ampla. Para isso, elegemos como dispositivo de análise as principais ideias defendidas por Rousseau, para examinar as implicações em diferentes abordagens de educação baseadas em práticas que potencializam as faculdades humanas naturais, no sentido de compreender as complexidades da infância no presente.Downloads
Publicado
22-08-2020
Como Citar
RIOS, Míriam Benites; BRANCO, Lilian Soares Alves; CONTE, Elaine. As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, p. 271–286, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.44146. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/44146. Acesso em: 28 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.