DIREITO PROCESSUAL COMPARADO, TEORIA GERAL DO PROCESSO E PRECEDENTES

Autores

  • Aluisio Gonçalves de Castro Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Carolina Paes de Castro Mendes Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.67776

Palavras-chave:

Direito Processual Comparado, Teoria Geral do Processo, Precedentes

Resumo

O presente texto trata da relevância do Direito Processual Comparado como ferramenta metodológica de estudos dos institutos processuais e do desenvolvimento do sistema brasileiro de precedentes a partir de características próprias da história, da cultura e das necessidades do país.

Biografia do Autor

Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professor Titular de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Professor Titular de Direito Processual no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá; Desembargador Federal no Tribunal Regional Federal da 2ª Região; Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestre em Direito pela Johann Wolfgang Universität (Frankfurt am Main, Alemanha); Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em doutorado cooperativo com a Johann Wolfgang Universität (Frankfurt am Main, Alemanha); Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Regensburg (Alemanha); Diretor do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP); Diretor do Instituto Ibero-americano de Direito Processual; Membro da International Association of Procedural Law; Membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ). E-mail: aluisiomendes@terra.com.br.

Carolina Paes de Castro Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Advogada; Doutoranda e Mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio do Janeiro (PUC-Rio).

Downloads

Publicado

2022-06-04

Como Citar

Mendes, A. G. de C., & Mendes, C. P. de C. (2022). DIREITO PROCESSUAL COMPARADO, TEORIA GERAL DO PROCESSO E PRECEDENTES. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(2). https://doi.org/10.12957/redp.2022.67776