A GLOBALIZAÇÃO E A DIVULGAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA: CONCENTRAÇÃO DE EDITORAS E IMPLICAÇÕES SOBRE DIFERENTES CAMPOS DA CIÊNCIA

Shirley Donizete Prado, Fabiana Bom Kraemer

Resumo


No mundo globalizado, crescem as fusões de corporações no sentido de unificar os mercados em escala planetária. A divulgação do conhecimento científico não foge a esse padrão.

Artigo publicado em 2015 na conceituada revista científica PlosOne, abordando a consolidação da indústria editorial científica no período de 1973 a 2013, mostra o crescimento de seis editoras comerciais – Elsevier, Blackwell, Springer, Taylor & Francis, American ChemicalSociety e Sage –,em especial a partir de incorporações de editoras menores. Em 2013, cinco desses editores cobriam mais da metade de todos os trabalhos divulgados através da Web of Science. Tal concentração editorial se expressa de modos diferentes nos distintos campos de produção do conhecimento científico.

Seguindo por caminhos muito distintos desses que marcam as grandes fusões internacionais, DEMETRA situa-se na contramão dos interesses comerciais, estando nossos esforços editoriais dirigidos ao fortalecimento da ciência, seja ela já consolidada ou em seus encaminhamentos iniciais. Temos promovido, anualmente, chamadas para números temáticos voltados para o campo das Humanidades. E estamos abertos a iniciativas similares em outros espaços da ciência, guardando os princípios do acesso aberto na disseminação do conhecimento científico.

DOI: 10.12957/demetra.2018.32191

 


Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.12957/demetra.2018.32191

e-ISSN: 2238-913X


Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.