RELAÇÕES ENTRE ALIMENTAÇÃO, OBESIDADE, PERDA DE PESO E CONSUMO EM REVISTAS FEMININAS

Autores

  • Shirley Donizete Prado Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Eliane Portes Vargas Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho
  • Francisco Romão Ferreira
  • Cristiane Marques Seixas
  • Fabiana Bom Kraemer

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.26514

Palavras-chave:

Obesity. Beauty Culture. Magazine. Women. Consumption. Diet, Food, and Nutrition.

Resumo

Objetivo: Compreender sentidos e significados presentes no intricado emaranhado de mensagens sobre alimentação, obesidade e perda de peso presentes em revistas que se dirigem a mulheres de camadas pobres que emergem ao consumo na sociedade brasileira. Metodologia: Os dados foram coletados nas revistas VIVA! Mais e Sou mais eu!, publicadas, semanalmente, durante o ano de 2014. Destaca-se as seções que tratam de dieta com vistas à perda de peso. Resultados e Discussão: Identifica-se a racionalidade nutricional orientada por processos de medicalização da alimentação e farmacologização da comida por meio de expertises que, apoiados na legitimidade científica, operam na divulgação de produtos similares a fármacos em matérias e publicidade. O autocontrole visando a alcançar o corpo magro é estimulado a partir de valores e julgamentos morais por caminhos que desembocam na culpabilização do indivíduo. Voltadas para a construção de uma felicidade que se adquire no mercado, a mídia segue investindo na construção de novos códigos de consumo. O indivíduo inserido no mundo das grandes corporações de medicamentos, alimentos e editoriais vive seu cotidiano em face de relações de poder e de julgamentos numa espécie de obrigação moral de ser feliz. Conclusões: Movido a confiar unicamente em suas próprias forças, segue o indivíduo em seu processo civilizatório nessa hipermodernidade. Nas relações entre alimentação, obesidade, perda de peso e consumo, materializadas nesse lucrativo mundo editado das revistas, que buscam atingir as mulheres mais pobres. Se “Sou mais eu!”, então, é perfeitamente possível, fácil e simples que eu “Viva mais!”. Uma vez presa dessa teia de significados, consome-se Mais! e por muito Mais! tempo.

DOI: 10.12957/demetra.2016.26514

 

 

Biografia do Autor

Francisco Romão Ferreira

Francisco Romão Ferreira

Publicado

2017-01-06

Como Citar

Prado, S. D., Vargas, E. P., Carvalho, M. C. da V. S., Ferreira, F. R., Seixas, C. M., & Kraemer, F. B. (2017). RELAÇÕES ENTRE ALIMENTAÇÃO, OBESIDADE, PERDA DE PESO E CONSUMO EM REVISTAS FEMININAS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(Supl.), 1225–1243. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.26514

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE