GORDINHA DA SILVA: ANÁLISE DISCURSIVA ACERCA DO CORPO FEMININO CONSIDERADO GORDO NO UNIVERSO DOS BLOGS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22472Palavras-chave:
- Corpo, Obesidade, estigma social, blogs, peso corporal, saúde.Resumo
Na nossa sociedade, o corpo feminino é extremamente cobrado para uma adesão à norma médica e ao padrão socialmente estabelecido de juventude e beleza O objetivo deste artigo foi, a partir de um olhar das ciências humanas e da saúde, discutir sobre os sentidos do corpo gordo na sociedade contemporânea. Como objeto de estudo foram utilizando discursos de blogs de pessoas que se dizem gordas.O interesse pelo tema gordura surgiu da pratica como nutricionista em consultório particular e na equipe de Tratamento de Transtornos Alimentares e Obesidade. Neste período, foi possível observar uma busca compulsiva por um corpo idealizado que não deveria ser gordo. Fora do ambiente profissional, indo para o universo virtual, a análise do discurso em postagens de blogs abertos ao público mostrou que a problemática do corpo gordo atual vai além da necessidade de perder gordura ou diminuir o peso. O discurso dos blogs expressa também a busca por um corpo específico, modelado e que atenda aos interesses de um mercado, um corpo estilizado e midiático.
A ordem do momento nos discursos é utilizar os variados artifícios que o mercado da saúde, da estética e da tecnologia disponibiliza: aplicativo móvel (app) para dieta e exercício; cirurgias de redução de estômago (gastroplicatura, gastroplastia); silicones para hipertrofia dos músculos. Os discursos também expressam certo imediatismo, a transformação dos corpos tidos como gordos deve ser urgente e irreflexiva. O corpo gordo que não se transforma é significado nos blogs como algo estagnado e obsoleto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.