V. 16 (2020)

16 | 2020
Pubblicato: 2020-03-26

philosophy and childhood: theory and practice: presentation

  • philosophy and childhood: theory and practice: presentation

    silvia demozzi, luca zanetti
    01 - 05
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53101
  • educational deontology in the community of philosophical inquiry

    silvia demozzi, marta ilardo
    01 - 16
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.45955
  • the philosophical baby and socratic orality

    antonio cosentino
    01 - 16
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.45963
  • the paradox of philosophy for children and how to resolve it

    maria kasmirli
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46431
  • improvising inquiry in the community: the teacher profile

    eleonora zorzi, marina santi
    01 - 17
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46692
  • the child and the p4c curriculum

    stefano oliverio
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46769
  • possible connections between the montessori method and philosophy for children

    mariangela scarpini
    01 - 22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46784
  • why am i here? the challenges of exploring children's existential questions in the community of inquiry

    luca zanetti
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.47050
  • philosophy (and argumentation) for children: some reflection for primary school

    lucia scipione
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46710

dossier: Estudos da Infância: politizações e estesias

  • apresentação - infância, politizações e estesias: as vivências das crianças e os lugares que ocupam no mundo atual

    beatriz fabiana olarieta, conceição firmina seixas silva, lisandra ogg gomes
    01 - 06
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53037
  • crianças e guerra: as balas perdidas!

    anete abramowicz
    01 - 14
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48358
  • crianças e música: educação musical e estudos da infância em diálogo

    sandra mara da cunha
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48349
  • infâncias, cidade e relações intergeracionais na vida cotidiana

    maria tereza goudard tavares
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48030
  • ação de desenhar na infância como iniciação aos segredos do mundo

    sandra regina simonis richter, márcia vilma murillo
    01 - 27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48283
  • infância, cultura visual e educação

    adriana hoffmann fernandes, helenice mirabelli cassino
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48432
  • a formação continuada e a experiência ética do corpo na produção do currículo da educação infantil

    sammy william lopes
    01 - 14
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48213
  • infancia, impulso y devenir creativo. aproximaciones nietzscheanas

    juan pablo alvarez coronado
    01 - 11
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48342
  • uma atitude epistêmica: acolher a infância

    paula ramos de oliveira, denis domeneghetti badia
    01 - 12
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48363
  • costurando tapetes de histórias - quando as crianças assumem os enredos, um fazer artesanal

    daniela fossaluza
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48488
  • denúncias e pronúncias: estudos afroperspectivistas sobre infâncias e educação das relações étnico-raciais

    renato noguera
    01 - 22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48335
  • da proteção à instrução: mobilizações prático-discursivas em torno da infância nos debates sobre gênero e sexualidade na educação

    amana rocha mattos, rafael cavalheiro
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48344
  • entre cercas, brincadeiras e feitiços: os conflitos e as apropriações do território por crianças e jovens quilombolas

    beatriz corsino perez
    01 - 27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48351
  • “os dentes afiados da vida preferem a carne na mais tenra infância ”: etnocartografar com olhos de besta

    marcos ribeiro de melo, michele de freitas faria de vasconcelos, edson augusto de souza neto
    01 - 28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48116

articles

  • o insulto da feiura na escola: insurreições contra o Capital

    steferson zanoni roseiro, janete magalhães carvalho
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46746
  • mapping identity prejudice: locations of epistemic injustice in philosophy for/with children

    peter paul ejera elicor
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.47899
  • from silencing children's literature to attempting to learn from it: changing views towards picturebooks in p4c movement

    morteza mhosronejad, soudabeh shokrollahzadeh
    01 - 30
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.45025
  • lipman e a filosofia para crianças: cultivo “do” pensamento ou cultivo de “um” pensamento?

    diego bertolo pereira, wilson alves de paiva
    01 - 27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.49438
  • philosophical dialogue with children about complex social issues: a debate about texts and practices

    steve williams
    01 - 28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.37827
  • filosofía y niños: ¿para o con?

    vania alarcon castillo
    01 - 29
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.51240
  • La “pluma”: emplazamientos de cuerpos que interpelan la normatividad en escenarios escolares

    sylvia contreras-salinas, mónica ramírez pavelic
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.50213
  • a infância de ensinar e aprender: inventando com e como criança a arte de ser professor

    mauro britto cunha, jair miranda de paiva
    01 - 21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.51709
  • la filosofía (no solo) con niños: escuchar, cuidar, escribir, transmitir

    roque farran
    01 - 17
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.52894
  • ethics of caring in the child-friendly projects: new challenges

    tahereh javidi kalatehjafarabadi
    01 - 17
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.49411
  • Enseñanza y filosofía. Una mirada desde la perspectiva del aprender

    oscar espinel
    01 - 22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.52641
  • the conundrum in the collective indian psyche regarding teaching philosophy in schools

    arvind venkatasubramanian
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53518
  • cultivating oppositional debt ethics and consciousness: philosophy for/with children as counter-conduct in the neoliberal debt economy

    jason thomas wozniak
    01 - 32
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53125
  • pensamento, experiência e o tempo do ócio na educação infantil

    gabriela venturini, betina schuler
    01 - 27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53797
  • a experiência de pensar conceitos e o filosofar na infância na perspectiva de matthew lipman

    sandra dos santos alves, darcísio natal muraro
    01 - 36
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53655

experiences

  • cuerpo, presencia y distancia en la enseñanza de la filosofía. exploración educativa durante el distanciamiento social.

    nigel manchini
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.50438
  • hermeneutical injustice and outsourced domestic girl-child labour

    dominic effiong abakedi, emmanuel kelechi iwuagwu, mary julius egbai
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53130