v. 16 (2020)

16 | 2020
Publicado: 2020-03-26

dossier: philosophy and childhood: theory and practice

  • philosophy and childhood: theory and practice: presentation

    silvia demozzi, luca zanetti
    01 - 05
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53101
  • deontologia educacional na comunidade de investigação filosófica

    silvia demozzi, marta ilardo
    01 - 16
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.45955
  • o bebê filosófico e a oralidade socrática

    antonio cosentino
    01 - 16
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.45963
  • o paradoxo da filosofia para crianças e como resolvê-lo

    maria kasmirli
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46431
  • improvisando indagação em comunidade: o perfil do professor

    eleonora zorzi, marina santi
    01 - 17
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46692
  • a criança e o currículo de filosofia para crianças (fpc)

    stefano oliverio
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46769
  • possíveis conexões entre o método montessori e a filosofia para crianças

    mariangela scarpini
    01 - 22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46784
  • por que estou aqui? os desafios de explorar as questões existenciais das crianças na comunidade de investigação

    luca zanetti
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.47050
  • filosofia (e argumentação) para crianças: algumas reflexões para o ensino fundamental

    lucia scipione
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46710

dossier: estudos da infância: politizações e estesias

  • apresentação - infância, politizações e estesias: as vivências das crianças e os lugares que ocupam no mundo atual

    beatriz fabiana olarieta, conceição firmina seixas silva, lisandra ogg gomes
    01 - 06
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53037
  • crianças e guerra: as balas perdidas!

    anete abramowicz
    01 - 14
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48358
  • crianças e música: educação musical e estudos da infância em diálogo

    sandra mara da cunha
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48349
  • infâncias, cidade e relações intergeracionais na vida cotidiana

    maria tereza goudard tavares
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48030
  • ação de desenhar na infância como iniciação aos segredos do mundo

    sandra regina simonis richter, márcia vilma murillo
    01 - 27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48283
  • infância, cultura visual e educação

    adriana hoffmann fernandes, helenice mirabelli cassino
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48432
  • a formação continuada e a experiência ética do corpo na produção do currículo da educação infantil

    sammy william lopes
    01 - 14
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48213
  • infância, impulso e devir criativo. aproximações nietzscheanas

    juan pablo alvarez coronado
    01 - 11
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48342
  • uma atitude epistêmica: acolher a infância

    paula ramos de oliveira, denis domeneghetti badia
    01 - 12
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48363
  • costurando tapetes de histórias - quando as crianças assumem os enredos, um fazer artesanal

    daniela fossaluza
    01 - 23
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48488
  • denúncias e pronúncias: estudos afroperspectivistas sobre infâncias e educação das relações étnico-raciais

    renato noguera
    01 - 22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48335
  • da proteção à instrução: mobilizações prático-discursivas em torno da infância nos debates sobre gênero e sexualidade na educação

    amana rocha mattos, rafael cavalheiro
    01 - 20
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48344
  • entre cercas, brincadeiras e feitiços: os conflitos e as apropriações do território por crianças e jovens quilombolas

    beatriz corsino perez
    01 - 27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48351
  • “os dentes afiados da vida preferem a carne na mais tenra infância ”: etnocartografar com olhos de besta

    marcos ribeiro de melo, michele de freitas faria de vasconcelos, edson augusto de souza neto
    01 - 28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48116

artigos

  • o insulto da feiura na escola: insurreições contra o Capital

    steferson zanoni roseiro, janete magalhães carvalho
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.46746
  • mapeando preconceito de identidade: locais da injustiça epistêmica na filosofia para/com crianças

    peter paul ejera elicor
    01 - 25
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.47899
  • de silenciar a literatura infantil à tentativa de aprender com ela: mudando as visões dos livros ilustrados no movimento de fpc

    morteza mhosronejad, soudabeh shokrollahzadeh
    01 - 30
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.45025
  • lipman e a filosofia para crianças: cultivo “do” pensamento ou cultivo de “um” pensamento?

    diego bertolo pereira, wilson alves de paiva
    01 - 27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.49438
  • diálogo filosófico com crianças sobre questões sociais complexas: um debate sobre textos e práticas

    steve williams
    01 - 28
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.37827
  • filosofia e crianças: para ou com?

    vania alarcon castillo
    01 - 29
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.51240
  • a “pluma”: corporalidades que desafiam a normatividade no ambiente escolar

    sylvia contreras-salinas, mónica ramírez pavelic
    01 - 24
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.50213
  • a infância de ensinar e aprender: inventando com e como criança a arte de ser professor

    mauro britto cunha, jair miranda de paiva
    01 - 21
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.51709
  • filosofia (não apenas) com crianças: ouvindo, cuidando, escrevendo, transmitindo

    roque farran
    01 - 17
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.52894
  • ética da atenção nos projetos de ajuda a infância: novos desafios

    tahereh javidi kalatehjafarabadi
    01 - 17
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.49411
  • Enseñanza y filosofía. Una mirada desde la perspectiva del aprender

    oscar espinel
    01 - 22
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.52641
  • o enigma na psique coletiva indiana em relação ao ensino de filosofia nas escolas

    arvind venkatasubramanian
    01 - 26
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53518
  • cultivando a ética e a consciência da dívida de oposição: filosofia para / com crianças como contra-conduta na economia da dívida neoliberal

    jason thomas wozniak
    01 - 32
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53125
  • pensamento, experiência e o tempo do ócio na educação infantil

    gabriela venturini, betina schuler
    01 - 27
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53797
  • a experiência de pensar conceitos e o filosofar na infância na perspectiva de matthew lipman

    sandra dos santos alves, darcísio natal muraro
    01 - 36
    DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53655

experiências