por que estou aqui? os desafios de explorar as questões existenciais das crianças na comunidade de investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.47050

Palavras-chave:

questões existenciais, tópicos tabu, comunidade de investigação, o significado da vida, morte

Resumo

As crianças fazem perguntas existenciais, isto é, perguntas sobre a morte, o significado da existência, livre arbítrio, Deus, a origem de tudo e questões afins. Filosofia para/com crianças tem o desejo de dar às crianças a oportunidade de descobrir e explorar suas perguntas em um ambiente seguro, a comunidade de investigação. Assim, o questionamento existencial deve ser possível em uma comunidade de investigação. No entanto, não está claro se a pedagogia da comunidade de investigação pode acomodar questionamentos existenciais. O principal problema é que o questionamento existencial pode ser uma causa de sofrimento: as crianças podem não ser capazes de conter a intensidade emocional que é experimentada quando perguntamos sobre tópicos como a morte e o significado da existência. Neste artigo, destaco alguns dos principais desafios que precisamos enfrentar, se queremos abrir espaço para questionamentos existenciais na comunidade de investigação. Primeiro, discuto a visão de que o questionamento existencial deve ser evitado na educação, porque é uma causa de sofrimento. Essa visão é rejeitada com o argumento de que o questionamento existencial é inevitável e que fugir do problema pode causar mais mal do que bem. Argumento então que as questões existenciais estão mal representadas no currículo original de Lipman-Sharp e que, como resultado, os facilitadores estão carecendo de recursos para incentivar e sustentar o questionamento existencial. Por fim, destacando algumas dificuldades que podemos encontrar para facilitar o questionamento existencial na comunidade de investigação, argumento que há uma tensão entre duas aspirações-chave em Fp/cC, a saber, o objetivo de promover a investigação e o objetivo de cuidar da segurança emocional das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

luca zanetti, universidade de bolonha, itália

Em 2018, finalizei meu doutorado em filosofia na Universidade de Bolonha com uma dissertação intitulada "Certeza e normatividade de um ponto de vista fenomenológico ''. Em 2018-2020, sou membro e pós-doutorado em um projeto de pesquisa de dois anos financiado pela Universidade de Bolonha intitulado FarFilò sobre a pluralidade de práticas filosóficas com crianças. Sou treinado como facilitador do P4C (Universidade de Pádua e CIREP, Itália) e sou o presidente da Filò, uma associação italiana dedicada à promoção do diálogo filosófico em contextos educacionais e culturais. Atualmente, estou trabalhando como facilitador da investigação filosófica em vários contextos (escola, universidade, eventos culturais, etc.) e continuo minha pesquisa em epistemologia e filosofia para / com crianças.

Referências

Author (ms). Contemplative Thinking in the Community of Philosophical Inquiry.

Camus, Albert (1942/1955). The Myth of Sisyphus and Other Essays, New York: Alred A. Knopf, 1955

Caruso, G, & Flanagan, O. (eds.) (2018). Neuroexistentialism: Meaning, Morals, and Purpose in the Age of Neuroscience. New York: Oxford University Press.

Daniel, M. A., Schleifer, M. and Lebouis, P. (1992) Philosophy for Children: The Continuation of Dewey's Democratic Project, Analytic Teaching. 13.1, pp. 3-12

De Marzio, D.M. (2011). What happens in philosophical texts: Matthew Lipman’s theory and practice of the philosophical text as model. Childhood & Philosophy 7(13): 29–46.

FitzPatrick, W. (2016). "Morality and Evolutionary Biology", The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2016 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = <https://plato.stanford.edu/archives/spr2016/entries/morality-biology/>.

Frankl, V. (1963/1984) Man’s search for meaning, 3rd edn. First Washington Square Press, New York

Gregory, M. (2008), 'On Philosophy, Children, and Taboo Topics' in Philosophy for Children: a Practitioner Handbook, Institute for the Advancement of Philosophy for Children, pp. 53-4.

Heidegger, M. (1927/1962). Being and Time, translated by John Macquarrie and Edward Robinson, Harper & Row publishing.

Heidegger, M. (1929/1993). “What is Metaphysics?”, translated by D. F. Krell, in D. F. Krell (ed.) Martin Heidegger: Basic Writings, revised and expanded edition, London: Routledge, 1993, pp. 93–110.

Heidegger, M. (1966). Discourse on Thinking: A Translation of Gelassenheit. Tr. John M. Anderson and E. Hans Freund. New York: Harper & Row.

Kronman, A. T. (2007). Education's End: Why Our Colleges and Universities Have Given Up on the Meaning of Life. Yale University Press.

Lipman, M., Sharp, A. M. and Oscanyan, F. S. (1980) Philosophy in the Classroom (Philadelphia, Temple University Press).

Otto, R. (1959), The Idea of the Holy: An Inquiry into the Non-Rational Factor in the Idea of the Divine and its relation to the Rational, tr. J.W. Harvey, Harmondsworth: Penguin Books.

Matthews, G. B. (1980). Philosophy and the Young Child. Harvard University Press.

Murris, K. (2016). The Philosophy for Children Curriculum: Resisting ‘Teacher Proof’ Texts and the Formation of the Ideal Philosopher Child. Studies in Philosophy and Education 35 (1):63-78.

Nozick, R. (1981). Philosophical Explanations. Harvard University Press.

Peirce, C. S. (1877). The Fixation of Belief. Popular Science Monthly 12 (1):1--15.

Pramling, I. & Johansson, E. (1995), 'Existential Questions in Early Childhood Programs in Sweden: Teachers' Conceptions and Children's Experience'. Child & Youth Care Forum, 24(2), April 1995

Puolimatka, Tapio & Solasaari, Ulla (2006). Education for death. Educational Philosophy and Theory 38 (2):201–213.

Sartre, J.-P., (1938/1959). Nausea. Tr. Lloyd Alexander. New York: New Directions.

Tolstoy, L. (1880/2006). A Confession. Translated by Jane Kentish. Penguin Books.

Sharp, A. M. & Splitter, L. J. (2000). The Doll Hospital. Australasian Council for Educational Research.

Sharp, A. M. (1993) The Community of Inquiry: Education for Democracy, in: M. Lipman (ed.) Thinking Children and Education (Kendall, Hunt Publishing Company), pp. 337–345.

Sharp, A. M (1996/2017). Silence and Speech in Pixie 1, 2. In Gregory, M. R. (Ed.), Laverty, M. J. (Ed.). (2018). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. London: Routledge.

Sharp, A. M. (2012). In the Beginning was the Deed: Empowering Children Spiritual Consciousness. in Thinking: The Journal of Philosophy for Children, Volume 20, Issue 1/2, 2012, pp. 3-10

Shea, P. (2017). Do we put what is precious at risk through philosophic conversation? In Gregory, M. R. (Ed.), Laverty, M. J. (Ed.). (2018). In Community of Inquiry with Ann Margaret Sharp. London: Routledge, Chapter 12.

Turgeon, W. C. (2015) The Art and Danger of the Question: Its Place Within Philosophy for Children and Its Philosophical History, Mind, Culture, and Activity, 22:4, 284-298.

Vansieleghem, N. (2005). Philosophy for children as the wind of thinking. Journal of Philosophy of Education 39 (1):19–35.

Yalom, I. D. (1980) Existential psychotherapy. Basic Books, New York

Worley, P. (2011). The If machine. London, England: Continuun.

Davis, W. E. and Hicks, J. A. (2013). Judgments of Meaning in Life Following an Existential Crisis. In A. Will Crescioni, Roy F. Baumeister (auth.), Joshua A. Hicks, Clay Routledge (eds.) The Experience of Meaning in Life. Classical Perspectives, Emerging Themes, and Controversies. Springer Netherlands.

Wittgenstein, L. (1929/2014). Lecture on Ethics. Wiley-Blackwell.

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

ZANETTI, Luca. por que estou aqui? os desafios de explorar as questões existenciais das crianças na comunidade de investigação. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 16, n. 36, p. 01–26, 2020. DOI: 10.12957/childphilo.2020.47050. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/47050. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

dossier: philosophy and childhood: theory and practice

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)