a formação continuada e a experiência ética do corpo na produção do currículo da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48213

Palavras-chave:

educação infantil, currículo, formação continuada, experiência, cuidado de si

Resumo

O trabalho aborda o problema da formação continuada das professoras na educação infantil na contemporaneidade, perguntando como elaborar percursos formativos que não se pautem exclusivamente nos modelos/padrões de profissionalização predeterminados pela produção acadêmica, e posteriormente adotados pelas políticas de governo. Se organiza a partir do movimento investigativo traçado com as professoras que participam do projeto de extensão e pesquisa UERJ-EDU-DEDI, coordenado pelo autor. Analisa criticamente as principais causas que justificam o fracasso dos projetos de formação instituídos com base nos citados modelos de profissionalização e aponta possibilidades conceituais para se pensar processos formativos mais imanentes, isto é, produzidos a partir das experiências que se desenrolam no próprio movimento curricular, experiências nas quais as professoras tentam construir relações educadoras mais éticas com a infância. Conclui que o movimento formador precisa se configurar como espaço-tempo para a expressão e avaliação coletiva das potencialidades ético-educativas engendradas nessas experiências. O trabalho se alinha conceitualmente à filosofia da diferença de Gilles Deleuze, sobretudo à leitura que realiza da “Ética” de Baruch Spinoza. Orienta-se metodologicamente pelo acompanhamento das cartografias dos modos de subjetivação traçados pelas professoras no processo de produção dos currículos para educação infantil, segundo o norteamento teórico fornecido por Suely Rolnik e Felix Guattari.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

sammy william lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Estudos da Infância. Área de Educação Infantil: Currículos da Educação Infantil.

Referências

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo, SP: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles. Espinosa Filosofia Prática. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Relatório de gestão. Brasília, 2009-2013.

ESPINOSA, Baruch. Ética. Lisboa, Portugal: Relógio D’ Água, 2006.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FOUCAULT, Michel. "A ética do cuidado de si como prática da liberdade". In: Ditos & Escritos V - Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

LARROSA, Jorge. Nietzsche e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Educação: experiência e sentido).

MERÇON, Juliana. Aprendizado Ético - Afetivo: Uma Leitura Spinozana Da Educação. Campinas: Alínea, 2009.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental Transformações Contemporâneas Do Desejo. Porto Alegre: Sulina, 2006.

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

LOPES, Sammy william. a formação continuada e a experiência ética do corpo na produção do currículo da educação infantil. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 16, n. 36, p. 01–14, 2020. DOI: 10.12957/childphilo.2020.48213. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/48213. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

dossier: estudos da infância: politizações e estesias