costurando tapetes de histórias - quando as crianças assumem os enredos, um fazer artesanal
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48488Palavras-chave:
crianças, tapetes de histórias, literatura, narrativas, artesanalResumo
O intuito desse texto é pensar como o fazer artesanal se apresenta na linguagem de tapetes tridimensionais de histórias, criados e confeccionados a partir de livros, técnica e iniciativa de fomento à leitura que teve origem na França e são desenvolvidas no Brasil desde 1997, refletindo sobre sua sobrevivência em tempos tecnológicos e acelerados. Para melhor estudar essa questão, foi realizada uma experiência no contexto específico do Solar Meninos de Luz (instituição escolar filantrópica) com crianças de 9 a 11. O objetivo foi observar como as crianças se apropriavam especificamente dos materiais e da linguagem, elaborando discursos narrativos próprios. Entre os achados da pesquisa estão a elaboração do conceito metodológico de pesquisa-ateliê e a prática artesanal de criar e costurar tapetes como sugestão de desenvolvimento e fortalecimento do eu-narrador. Busca-se, também, refletir sobre como as crianças se relacionam com as dimensões artesanais e tecnológicas ao experienciarem a contação de histórias com tapetes. A pesquisa aponta apropriações específicas e nos ajuda a pensar sobre o exercício da expressão, a elaboração de discursos e os processos de comunicação em espaços de formação. Ela nos aponta desafios para a formação dos sujeitos e para os espaços educativos.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012 – (Obras Escolhidas v.1).
BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única. São Paulo: Brasiliense, 2012 – (Obras Escolhidas v.2).
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2014.
FOSSALUZA, Daniela. Retalhos Animados: Narrativas das Crianças com Tapetes Tridimensionais de Histórias –entre as dimensões artesanais e tecnológicas. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Gradução em Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.