MANTENDO OS PADRÕES EDITORIAIS EM TEMPOS DIFÍCEIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.31227Resumo
Chegamos ao final de mais um ano, mergulhados em cenário de imensa adversidade na UERJ. Ainda assim, seguimos em frente, mantendo os padrões que ancoram nossa revista, que leva o nome da deusa grega Demetra, aquela que cuida dos campos de trigo, que permanece junto aos agricultores, ensinando-lhes o cultivo e a colheita.
Lembramos da profunda tristeza de Demetra ao ver sua filha Perséfone, que representa a primavera, levada repentinamente por Hades, o senhor do mundo dos mortos. Como o rapto da filha foi possível porque a terra abriu-lhe os caminhos, a deusa a culpou e recolheu-se ao Olimpo. A terra não mais gerou alimentos, e sobrevieram a fome e as doenças. Os lamentos de Demetra e o caos na terra levaram Zeus a dirigir-se a Hades para pedir a libertação de Perséfone, com o que ele concordou. O senhor do mundo subterrâneo, contudo, fez com que a jovem comesse um bago de romã: quem viesse a comer nesse lugar, a ele teria que retornar. Assim, Perséfone passou a ficar, regularmente, um período de tempo com a mãe – época em que as sementes brotam da terra, assim como a jovem vem à luz – e outro com Hades – quando se faz o plantio e as sementes ficam no solo, do mesmo modo que se dá o retorno da filha ao reino do seu esposo.
De algum modo, Demetra rege os ciclos, os movimentos pendulares, por assim dizer. E sob seus auspícios, seguimos. As sementes estão vivas.
DOI: 10.12957/demetra.2017.31227
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2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
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