educação para cidadania e solução colaborativa de problemas: um escape filosófico na era das competências

Autores

  • marina santi Università degli Studi di Padova

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.43269

Palavras-chave:

competência, solução colaborativa de problemas, filosofia para crianças, educação para a cidadania.

Resumo

Partindo dos resultados italianos da avaliação PISA 2015 sobre a competência de jovens estudantes em solução coletiva de problemas, conduzimos neste artigo uma análise crítica sobre o conceito de competência, observado através das lentes da Abordagem das Capacidades. O currículo da Filosofia para Crianças é apresentado como uma proposta pedagógica e didática capaz de reconceituar as construções ‘solução de problemas’ e ‘colaboração’. À luz da teoria do ‘Pensamento Complexo’ e da metodologia de sala de aula como ‘comunidade de investigação’, o quadro teórico geral da abordagem do PISA e da DeSeCo sobre solução de problemas tem sido criticado pelo foco que dá ao que define por “estruturas mentais internas, no sentido de habilidades disposições ou recursos intrínsecos ao indivíduo”. Aqui se considera e se discute as propostas da Filosofia para Crianças e sua metodologia de ‘comunidade de investigação’. Este currículo educacional oferece uma oportunidade real de repensar a educação para a cidadania concentrando-se no valor e potência da ação coletiva e da habilidade de se admirar com o nosso mundo. Suas implicações pedagógicas são significativas, porque isso significa que deveríamos estar visando alinhar a educação acadêmica não com o que a sociedade é, mas com o que poderia ou deveria ser. Para tanto, políticas educacionais e ações de planejamento precisam focar em valores e princípios, em assuntos como liberdade, equidade social e participação. Estes tópicos não são exclusivos aos âmbitos de aptidão e rendimento individuais. Eles possuem componentes éticos e culturais. Podemos considerar a Filosofia para Crianças uma oportunidade de trabalhar por um objetivo educacional e político de criar “comunidades florescentes”.

Referências

Alkire, S. (2008). Concepts and Measures of Agency (OPHI Working Papers from Queen Elizabeth House, University of Oxford).

Arendt, H. (1998), (first edition, 1958). The Human Condition. Second Edition, Chicago-London: The University of Chicago Press.

Biesta, G. (2010). Good Education in the Age of Measurement. Ethics, Politics, Democracy. London and New York: Routledge.

Biggeri, M., Santi, M. (2012). The missing dimensions of children’s well-being and well-becoming in education systems: capabilities and philosophy for children. Journal of Human Development and Capabilities, 13(3), 373-395.

Bourdieu, P. (1986). The Forms of Capital. New York: Greenwood.

Bourdieu, P., Wacquant, L. (1992). An invitation to Reflexive Sociology. Chicago-London: The University of Chicago.

Bruner, J. (1996). The Culture of Education. Boston: Harvard University Press.

Di Masi, D., Santi, M. (2016). Learning democratic thinking: philosophy for children as citizens, Journal of Curriculum Studies, Vol. 47(6), pp.136-150.

Goleman, D. (1995). The Emotional Intelligence. New York: Bantam Book.

Gould, S.J., Vrba, E.S. (1982). Exaptation – a missing term in the science of form. Paleobiology, 8: 4-15.

Gould, S.J. (1991). Exaptation: a crucial tool for an evolutionary psychology. Journal of Social Issues, 47(3), pp.43-65.

Habermas, J. (1968). Erkenntnis und Interesse, Frankfurt a. Main: Shurkamp.

Hogan, P. (2003). Teaching and learning as a way of life, Journal of Philosophy of Education, 37(2). pp. 207-223.

Ingold, T. (2014). The creativity of undergoing, Pragmatics & Cognition, 22(1), pp.124-139.

Janik, A., Toulmin, S. (1996) (first edition, 1973). Wittgenstein’s Vienna. Chicago: Ivan R. Dee.

Kohan, W. O., Santi, M., Wozniak, J. (2017). Philosophy for teachers: between ignorance, invention and improvisation, In: (Eds): M. R. Gregory, J. Haynes, K. Murris, The Routledge International Handbook of Philosophy for Children. London and New York: Routledge.

Lipman, M. (1995). Caring as thinking. Inquiry. An International Journal of Philosophy. 5(1), pp.1-13.

Lipman, M. (2003). Thinking in Education. Cambridge: Cambridge University Press.

Lozano, J.F., Boni, A., Peris, J., Hueso, A. (2012). Competencies in higher education: a critical analysis from the capabilities approach. Journal of Philosophy of Education, 46 (1), 132-147.

Malabou, C. (2004). What Should We Do with Our Brain? New York: Fordham University Press.

Mead, G.H. (1934). Mind, Self and Society. Chicago: University of Chicago Press.

Nussbaum, M. (2006). Education and democratic citizenship: capabilities and quality education, Journal of Human Development, 7, pp.385-395.

Nussbaum, M. (2010). Not for Profit. Why Democracy Needs the Humanities. Princeton: Princeton University Press.

Polya, G. (1945). How to Solve It. Princeton: Princeton University Press.

Reusser, K. (1986). Problem solving beyond the logic of things. Textual and contextual effects on understanding and solving world problems. Paper presented at the Annual Meeting of the American Educational Research Association, 70th, San Francisco, April 16-20, 1986.

Rychen, D.S., Salganik, L.H. (2003). Key Competencies for a Successful Life and a Well-Functioning Society. Gottingen: Hogrefe and Huber.

Robeyns, I. (2005). The capability approach: a theoretical survey, Journal of Human Development, 6(1), pp.93-114.

Santi, M., Oliverio, S. (2006). Educating for Complex Thinking through Philosophical Inquiry. Models, Advances and Proposal for a New Millennium. Napoli: Liguori.

Santi, M. (2017). Jazzing philosophy for children. an improvising way for a new pedagogy. Childhood & Philosophy, Vo.13, No. 28, 631-647.

Santi, M., Zorzi, E. (2016) (Eds.). Education as Jazz. Interdisciplinary Sketches on a New Metaphor. New Castle: Cambridge Scholar Publishing.

Santi M., Di Masi D. (2014). Pedagogies to develop children’s agency in school, in Saroijni Hart C., Biggeri M., Babic B., Agency and Participation in Childhood and Youth. International Application of the Capability Approach in Schools and Beyond, London: Bloomsbury, pp.123-144.

Sen, A. (1985). Well-being, agency and freedom, Journal of Philosophy, LXXXII (4), pp.169-221

Sen, A. (1999). Development as Freedom. Oxford: Oxford University Press.

Szymborska, W. (2009). La gioia di scrivere. Tutte le poesie (1945-2009). Milano: Adelphi.

Unterhalter, E. (2017). Negative capability? Measuring the unmeasurable in education. Comparative Education, 53(1), pp.1.

Downloads

Publicado

2019-07-07

Como Citar

santi, marina. (2019). educação para cidadania e solução colaborativa de problemas: um escape filosófico na era das competências. Childhood & Philosophy, 15, 01–19. https://doi.org/10.12957/childphilo.2019.43269

Edição

Seção

dossiê: investigação filosófica com crianças: novas vozes