como estudantes entendem a arte: uma mudança nas crianças através da filosofia

Autores

  • marina santi Università degli Studi di Padova

Resumo

Este estudo lida com uma pesquisa exploratória sobre a compreensão a respeito da arte por estudantes de deferentes idades, séries e tipos de escola frequentados. Particularmente, analisamos como crenças e reflexões a respeito da arte e da experiência estética expressas por crianças de diferentes idades nas entrevistas feitas mudaram naquelas do ensino fundamental envolvidas por dois anos na UE Project (Sócrates – Comenius, Ação 1), intitulado “Filosofia e arte européia contemporânea”. As atividades são baseadas em discussões filosóficas conduzidas, transformando a sala de aula em uma “comunidade de investigação”, de acordo com a metodologia do programa de “Filosofia para Crianças” (Lipman, Sharp & Oscanyan, 1980). O grupo do ensino primário fundamental foi testado antes e depois das atividades do programa. Uma análise qualitativa das respostas dos estudantes foi efetuada, considerando os dados em relação aos cinco estágios da compreensão da arte, definidos por Micheal Parsons (1990), que correspondem a diferentes crenças sobre a arte nas disciplinas. Palavras-chave: Filosofia para crianças; análise cualitativa; educação artística

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-23

Como Citar

SANTI, Marina. como estudantes entendem a arte: uma mudança nas crianças através da filosofia. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. pp. 19–33, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20507. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

artigos