comunidades de investigação filosófica: a busca e o encontro de sentido como a base para desenvolver um senso de responsabilidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26650Palavras-chave:
Philosophy with Children, philosophical community of inquiry, meaning, responsibilityResumo
A tentativa de definir significado o sentido origina numerosas perguntas, tais como se a vida pode ter sentido sem ações dirigidas a um propósito central ou se este último garante uma vida com sentido. As comunidades de investigação são relevantes neste contexto porque criam relações entre as pessoas e o ambiente. Quanto mais se dirigem às relações – sociais, cognitivas, emocionais, etc. – que se entrelaçam com o mundo das crianças ainda que não seja de um modo concreto, mais permitem aos jovens buscar e encontrar um sentido. Examinando a maneira na qual as comunidades de investigação filosófica servem como um espaço dialógico que permite uma busca de sentido no plano social e coletivo, esse artigo busca expandir a discussão sobre como/se encontrar sentido em um nível privado ou comunitário pode promover o reconhecimento da singularidade existencial de cada indivíduo e o desenvolvimento de um senso de responsabilidade para ele ou ela. Baseado nos escritos de Matthew Lipman, vincula suas ideias sobre encontrar sentido nas comunidades de investigação filosófica e àquelas de Jean-Paul Sartre, Viktor Frankl, e Emmanuel Levinas, em particular no que diz respeito à associação entre sentido e responsabilidade.Downloads
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Publicado
2017-01-25
Como Citar
KIZEL, Arie. comunidades de investigação filosófica: a busca e o encontro de sentido como a base para desenvolver um senso de responsabilidade. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 26, p. 87–103, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.26650. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26650. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos