problemas, limites e possibilidades da presença da filosofia na educação escolar: as contribuições de matthew lipman
Palavras-chave:
Filosofia e Educação. Filosofia e Infância. Matthew LipmanResumo
Trata-se de uma reflexão acerca dos problemas, limites e possibilidades do ensino de filosofia, a partir das relações entre filosofia e educação, visto especialmente pela perspectiva de Matthew Lipman. Para empreender essa reflexão, num primeiro momento, partimos de alguns questionamentos, tais como: o que é filosofia? Quais suas especificidades? Quais são as exigências para que o pensamento filosófico aconteça? Incluímos em nossa discussão outras questões suplementares tais como: o exame sobre a relação da filosofia com a educação; a análise sobre os limites da filosofia como atividade pedagógica; indicações sobre as aproximações da filosofia à educação, na atualidade; e, finalmente, uma reflexão, embora modesta, sobre uma possível saída para a problemática, envolvendo o ensino de filosofia. Para realizar tais objetivos, procedemos com uma pesquisa bibliográfica, embasados principalmente nas obras de Lipman, tendo sido recorrido outros autores conforme a necessidade de suporte teórico para nossa argumentação. Para concluir, diante da problemática da Filosofia para Crianças e a linguagem no contexto do ensino, anunciamos a importância de considerarmos para futuro estudos, as interrelações entre Lipman e Wittgenstein.Downloads
Publicado
2012-06-22
Como Citar
henning, leoni maria padilha, & lopes, robson carlos. (2012). problemas, limites e possibilidades da presença da filosofia na educação escolar: as contribuições de matthew lipman. Childhood & Philosophy, 8(15), 153–177. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20742
Edição
Seção
artigos