o ‘cuidado’ na educação: análise da perspectiva lipmaniana

Autores

  • leoni maria padilha henning Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

cuidado – pensamento cuidadoso – Matthew Lipman

Resumo

O tema central sobre o qual versa o presente trabalho é o “cuidado”. Partindo de uma apresentação que traz a problemática à baila, procuramos sugerir a amplitude e a complexidade do tema, para posteriormente, aproximarmos à educação chegando ao contexto desejado para explorarmos os conceitos apresentados: o pensamento cuidadoso em Matthew Lipman. Para o autor, nossa tradição intelectual vem gradativamente aprofundando o que é próprio do pensamento crítico enquanto instância que se distancia daquilo a que designamos como o emocional, o afetivo, ou o conjunto das manifestações dos sentimentos humanos. Lipman, se opondo radicalmente a essa compreensão, propõe o conceito de razoabilidade que implica na conjunção do pensamento crítico, criativo e cuidadoso. É sobre este último que a nossa investigação bibliográfica busca colher as informações, para realizar algumas reflexões, a nosso ver, importantes ao âmbito filosófico-educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

leoni maria padilha henning, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná em 1974, obtendo, posteriormente, os seguintes títulos de pós-graduação: 1. Master of Education pela Universidade Estadual do Mississippi (MSU) em 1976; 2. Master of Science pela Universidade Estadual de Iowa (ISU); 3. Doutorado em Educação pela UNESP em 2003. Trabalha com as disciplinas filosóficas na graduação e na pós-graduação do Departamento de Educação da UEL, estando, especificamente, vinculada à Área de Filosofia e Educação.

Downloads

Publicado

2011-11-20

Como Citar

HENNING, Leoni maria padilha. o ‘cuidado’ na educação: análise da perspectiva lipmaniana. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 191–205, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20566. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos