pensamento a dois – filosofia, pensamento crítico e comunidade de investigação

Autores

  • daniel fisherman Montclair State University

Palavras-chave:

Philosophy for Children, Critical Thinking, Community of Inquiry, Philosophy

Resumo

Os partidários do movimento de filosofia para crianças afirmam freqüentemente que a filosofia é a matéria para ensinar às crianças se desejamos melhorar seu pensamento crítico. Afirmando que somente a filosofia abarca o conjunto do empreendimento do pensamento crítico, e que somente ela ensina a metacognição, esses autores estão a favor de sua inclusão nos planos de estudos do ensino fundamental e médio. Contudo, se considerarmos uma descrição bastante aceita do pensamento crítico como uma atividade que requer tanto aptidão como disposição, a disciplina de filosofia, independentemente de qualquer pedagogia particular, ela não oferece por si só a capacidade de melhorar todos os aspectos do pensador crítico. De fato, se estivesse acompanhada de uma pedagogia “incorreta”, o ensino de filosofia não faria nada para estimular a disposição do pensar criticamente. A pedagogia da comunidade de investigação, sem dúvida, estimula tal disposição, inclusive independentemente de seu uso no ensino da filosofia. Como modelo público de processo de pensamento crítico, esta pedagogia atua como “veículo de entretenimento” do pensar crítico, permitindo ao indivíduo que observe e participe do processo. A expectativa do educador é que a exposição ao modelo, em seu devido tempo, ceda lugar à sua internalização. Enquanto a filosofia em si mesma pode não melhorar a aptidão ou a disposição crítica, a natureza da disciplina permite de maneira única a prática eficiente, produtiva, e estendida da comunidade de investigação em um contexto educativo. E é este o vínculo indireto entre a filosofia e o pensamento crítico, um vínculo mediado pela pedagogia da comunidade de investigação, que deveria ser citado por aqueles que propõem a filosofia para crianças.

Biografia do Autor

daniel fisherman, Montclair State University

Daniel Fisherman is currently a doctoral student in the Philosophy and Pedagogy program at Montclair State University. He holds an M.A. in Philosophy from the University of Pennsylvania (1990).

Downloads

Publicado

2011-01-31

Como Citar

fisherman, daniel. (2011). pensamento a dois – filosofia, pensamento crítico e comunidade de investigação. Childhood & Philosophy, 6(12), pp.211–227. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20544

Edição

Seção

artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.