as crianças amigas da cidade
Palavras-chave:
childhood, community of philsophical inquiryResumo
O artigo apresenta uma primeira reflexão sobre os resultados do projeto “Poli§ofia” de educação para a cidadania. Através do projeto Poli§ofia, o Conselho Municipal das crianças da Cidade de Rovigo e as sessões desses conselhos foram convertidos numa comunidade de investigação filosófica, com o intuito de desenvolver nos estudantes as habilidades de argumentação e de raciocínio necessárias para um diálogo deliberativo e público através da implementação da metodologia conhecida como Filosofia para Crianças (P4C). O programa P4C tem sido interpretado como um suporte didático- pedagógico para a promoção do pensamento complexo em suas dimensões crítica, criativa e afetiva, dimensões fundamentais, também, para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e reflexiva. A partir das palavras usadas pelas crianças nas cartas escritas ao final do projeto é proposta uma troca de perspectiva na relação crianças-cidade, segundo o que vem apresentado no programa proposto pela UNICEF “Cidade amiga da criança”. A troca de perspectiva está calada no pensamento de Habermas acerca da definição dos interesses do conhecimento: instrumental, hermenêutico e emancipatório. Neste marco teórico, o diálogo filosófico se transforma em uma atividade dialógica, hermenêutica e emancipatória. O enfoque desta proposta educativa é a busca de sentido gerado pelo ato de perguntar, um caminho que segue os argumentos apresentados pelos participantes do diálogo, e recupera o sentido etimológico da palavra “comunidade” como doação, colocando, dessa maneira, as condições para uma participação na vida pública baseada num sentimento de amizade (philía), oposto ao modelo da fobia que parece, sem dúvida, caracterizar o encontro com os outros e a convivência em nossa sociedade. Palavras-chave: filosofia para crianças; comunidade de investigação; diálogo; cidadania; RovigoDownloads
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Publicado
2011-01-31
Como Citar
DI MASI, Diego. as crianças amigas da cidade. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, p. pp.335–347, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20550. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
experiências