algumas considerações acerca da relação entre a literatura e a filosofia para crianças

Autores

  • beatriz fabiana olarieta Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]

Palavras-chave:

literature, thinking, philosophy for children

Resumo

Desde seu surgimento o programa Filosofia para Crianças, criado por Matthew Lipman, é intimamente vinculado à literatura. Este artigo começa por revisar esse vínculo e as idéias que impulsionam Lipman a centrar sua proposta em uma seqüência de novelas que favoreceriam o desenvolvimento de um pensamento de “ordem superior” nas crianças. Aqui a literatura tem o sentido de estar a serviço da filosofia. Logo após, considerando a re-formulação da proposta que acontece no contexto latino-americano, convida a repensar a natureza do vínculo entre literatura e filosofia no interior desta prática. O pensamento é uma difusa zona que ambas reconhecem como sua pátria originária. Há algo na particular configuração da linguagem literária que mantém um estreito vínculo com a experiência do pensar.

Biografia do Autor

beatriz fabiana olarieta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]

Professora em Ciencias de la Educación pela Universidad Nacional de Cuyo (Argentina). Especialista no Ensino da Filosofia - Níveis Fundamental e Médio pela Universidade de Brasília (Brasil). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Integrante do Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância (NEFI).

Downloads

Publicado

2009-01-03

Como Citar

olarieta, beatriz fabiana. (2009). algumas considerações acerca da relação entre a literatura e a filosofia para crianças. Childhood & Philosophy, 4(8), pp. 25–40. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20525

Edição

Seção

artigos