o facilitador como auto-liberador e possibilitador: responsabilidade ética em comunidades de investigação filosófica
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.53450Palavras-chave:
filosofia para/crianças, facilitador auto-liberado, habilitação da identidade, pedagogia do medo, contra-educação, educação diaspóricaResumo
Desde seu início, a filosofia para/ com as crianças (FpcC) tem procurado promover uma discussão filosófica com crianças com base nas próprias questões destas últimas e um método pedagógico projetado para incentivar o pensamento crítico, criativo e cuidadoso. Entretanto, as comunidades de investigação podem ser atormentadas por lutas de poder motivadas por diversas identidades. Nem sempre destacadas na literatura ou no discurso da FpcC, este artigo propõe um modelo em duas etapas para os facilitadores como parte de sua responsabilidade ética. Na primeira fase, eles devem se libertar das suposições e da mentalidade fechada. Eles devem se libertar da pedagogia do medo e da "educação bancária" para agir livremente em um espaço educacional caracterizado pela improvisação que cultiva a participação das crianças. Aqui, o texto se baseia na normalização dos princípios da educação, da contra-educação e das abordagens de educação diaspórica, a fim de garantir abertura e inclusão. No segundo, eles devem abraçar visões e práticas possibilitadoras de identidade, a fim de tornar a comunidade de investigação tão ampla e rica quanto possível, reconhecendo e legitimando as diferenças dos participantes. Aqui, o texto é baseado em princípios como o reconhecimento de jogos de poder como parte da comunidade, garantindo um ambiente humano multi-narrativo e possibilitando justiça epistêmica, a fim de assegurar a multiplicidade de perspectivas, identidades múltiplas e a legitimação da diferença caracterizada por uma pedagogia de busca.Downloads
Referências
Bauman, Z. (2000). Liquid modernity. Malden: Blackwell.
Canning, N., & Callan, S. (2010). Heutagogy: Spirals of reflection to empower learners in higher education. Reflective Practice, 11(1), pp. 71–82.
Cavarero, A. (2000). Relating narratives: Storytelling and selfhood. London/New York: Routledge.
English, A., & Stengel, B. (2010). Exploring fear: Rousseau, Dewey, and Freiere on fear and learning.” Educational Theory, 60(5), pp. 521–542.
Fanon, F. (1967). Black skin, white masks. Grove, New York, NY.
Foucault, M. (1980). Power/knowledge. Brighton: Harvester.
Freire, P. (1970). Pedagogy of the oppressed. New York: Herder & Herder.
Fricker, M. (2007). Epistemic injustice: Power and the ethics of knowing. Oxford: Oxford University Press.
Frost, A., & Yarrow, R. (2007). Improvisation in drama. London: Palgrave Macmillan.
Gates, H. L. (1995). “Thirteen ways of looking at a black man.” New Yorker, October 6, p. 57.
Gur-Ze’ev, I. (1999). Philosophy, politics and education in Israel. Haifa: University of Haifa/Zmora Bitan (Hebrew)
Gur-Ze’ev, I. (2004). Towards diasporic education: Multi-culturalism, post-colonialism and counter-education in a post-modern Era. Tel Aviv: Resling (Hebrew).
Gur-Ze’ev, I. (2010). Diasporic philosophy and counter-education. Rotterdam: Sense.
Kenyon, C., & Hase, S. (2010). “Andragogy and heutagogy in postgraduate work.” In T. Kerry (Ed.), Meeting the challenges of change in postgraduate education (pp. 167–178). London: Continuum.
Kizel, A. (2014). The New Mizrahi Narrative in Israel. Tel Aviv: Resling (Hebrew).
Kizel, A. (2016a). “Enabling identity: The challenge of presenting the silenced voices of repressed groups in philosophic communities of inquiry.” Journal of Philosophy in Schools, 3(1), pp. 16–39.
Kizel, A. (2016b). “Philosophy with children as an educational platform for self-determined learning.” Cogent Education, 3(1): https://doi.org/10.1080/2331186X.2016.1244026
Kizel, A. (2016c). Pedagogy out of fear of philosophy as a way of pathologizing children. Journal of Unschooling and Alternative Learning, 10(20), pp. 28–47.
Kizel, A. (2019). “Enabling identity as an ethical tension in community of philosophical inquiry with children and young adults”. Global Studies of Childhood, 9(2), pp. 145–155.
Lipman, M. (1991). Thinking in education. Cambridge: Cambridge University Press.
Lipman, M. (1997). “Philosophical discussion plans and exercises.” Critical and Creative Thinking, 5(1), pp. 1–17.
Lyotard, J. F. (1984). The postmodern condition: A report on knowledge. Manchester: Manchester University Press.
Mezirow, J. (1997). Transformative learning: Theory to practice. New Directions for Adult and Continuing Education, 74, pp. 5–12.
Murris, K. (2013). “The epistemic challenge of hearing child’s voice.” Studies in Philosophy and Education, 32(3), pp. 245–259.
Ndofirepi, A. P., & Cross, M. (2015). “Child’s voice, child’s right: Is Philosophy for Children in Africa the answer? Interchange, 46, pp. 225–238.
Riessman, K. C. (1993). Narrative analysis. Thousand Oaks: Sage.
Rousseau, J-J. (1762). Emile, or education. London/Toronto: E. P. Dutton & Co.
Sarbin, T. (1986). Narrative psychology: The storied nature of human conduct. New York: Praeger Britton.
Solis, J. (2004). “Narrating and counternarrating illegality as an identity.” In C. Daiute & C. Lightfoot (Eds.), Narrative analysis: Studying the development of individuals in society (pp. 181–199). Thousand Oaks: Sage.
Taylor, C. (1989). Sources of the self. Cambridge: Harvard University Press.