Chamada para artigos Soletras 48 (jan.-abril 2024)

2024-01-23

Dossiê EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA  

Organizadores:

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)  

Kléber Aparecido da Silva, Universidade de Brasília (UNB)  

Leketi Makalela, University of the Witwatersrand (WITS)  

 

Este dossiê pretende reunir múltiplas perspectivas sobre o modo como epistemologias e praxiologias decoloniais têm sido desenvolvidas nos estudos de línguas/linguagens e na educação linguística. Consideramos que, para uma compreensão plural das práticas situadas de uso/producão de línguas/linguagens e para o desenvolvimento de práxis de educação linguística, é fundamental a descolonização das dimensões teórico-conceituais e metodológicas desses campos. Tomamos como ponto de partida a ponderação do professor Lynn Mario Menezes Trindade de Souza sobre a necessidade de se pensar a linguagem “de baixo para cima”, tendo-se em conta a diversidade de usuários, contextos e práticas. Assim, considerando que as línguas/ linguagens se constituem como coletâneas de práticas multiformes (Souza, 2019, p. 294) e que o enfrentamento crítico das matrizes coloniais de opressão é uma tarefa urgente, convidamos à submissão de artigos que teorizem, problematizem e discutam concepções e experiências relacionadas à transformação epistêmica e praxiológica da pesquisa e do ensino de línguas/linguagens.  

Prazo para envio: 30 de março de 2024

Previsão de publicação: 30 de abril de 2024

DECOLONIAL EPISTEMOLOGIES AND PRAXIOLOGIES IN LANGUAGE STUDIES AND LANGUAGE EDUCATION  

 

This dossier aims to bring together multiple perspectives on how decolonial epistemologies and praxiologies have been developed in language studies and language education. We understand that for a plural understanding of the situated practices of language use/production and for the development of language education praxis, the decolonization of the theoretical-conceptual and methodological dimensions of these fields is fundamental. We take as our starting point Professor Lynn Mario Menezes Trindade de Souza's reflection on the need to think about language "from the bottom up", taking into account the diversity of users, contexts and practices. Thus, considering that languages are constituted as collections of multiform practices (Souza, 2019, p. 294) and that the critical confrontation of colonial matrices of oppression is an urgent task, we invite the submission of articles that theorize, problematize and discuss conceptions and experiences related to the epistemic and praxeological transformation of language research and teaching.  

 

SOUZA, L. M. M. T. Educação linguística: repensando os conceitos de língua e linguagem. In: FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J. Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.