Entre um laudo e uma lei
um estudo de caso de transtorno opositor desafiador (TOD)
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Transtorno Opositivo Desafiador, Direitos educacionaisResumo
https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/91811
O presente artigo discute as contradições entre os dispositivos legais que asseguram o direito à Educação Especial na perspectiva inclusiva e as práticas escolares que ainda reproduzem exclusões. A abordagem é construída a partir da análise de um estudo de caso envolvendo um estudante diagnosticado com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). Observa-se que tanto instituições públicas quanto privadas se mostraram despreparadas ou resistentes em acolher o estudante, baseando-se em critérios normativos próprios e excludentes. Ainda que haja respaldo legal, a ausência de regulamentações práticas e de formação adequada aos profissionais da educação compromete a efetividade das políticas inclusivas. O estudo pode concluir que apesar dos avanços na legislação para pessoas com necessidades específicas, as barreiras atitudinais, pedagógicas e estruturais persistem, apontando para a urgência de uma pedagogia ética, afetiva e verdadeiramente inclusiva, que reconheça e legitime as diferenças no cotidiano escolar.
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Copyright (c) 2025 Isabel Soares Tebaldi Gomes, Dagmar de Mello e Silva, Lenin dos Santos Pires (Autor/a)

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