Pontos críticos em um Novo Desenho Institucional para a Gestão da Água no México
DOI:
https://doi.org/10.12957/rdc.2025.94108Palavras-chave:
Lei Geral de Águas, desenho institucional, gramática das instituições, regulação, MéxicoResumo
Desde 2018, a discussão sobre a renovação do marco institucional para a gestão da água no México se intensificou. Após o reconhecimento do acesso à água como um direito humano na Constituição nacional, ficou estabelecido que uma nova Lei Geral de Águas deveria ser publicada até fevereiro de 2013. Uma nova lei federal para as questões hídricas é aguardada há mais de dez anos. Com a instalação de um governo de esquerda na presidência, espera-se uma nova visão sobre os recursos hídricos, enfatizando seu caráter público. Este artigo discute os elementos-chave que devem ser considerados em uma nova lei da água. A pergunta de pesquisa é: quais pontos críticos devem ser incluídos em um novo desenho institucional para a gestão da água no México? Com o agravamento da crise hídrica local em todo o território nacional e com uma lei da água em vigor há mais de trinta anos, a necessidade de um novo desenho institucional torna-se mais urgente. Analisamos três propostas de projetos de lei por meio da gramática das instituições proposta por Ostrom e Crawford, aplicando análise de conteúdo com apoio do software MAXQDA. Os resultados incluem a identificação de diferenças e convergências entre as três iniciativas legislativas e dos elementos regulatórios centrais que precisam ser incluídos em qualquer Lei Geral de Águas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista de Direito da Cidade. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista de Direito da Cidade pela primeira publicação do trabalho. A Revista Direito da Cidade obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Revista de Direito da Cidade. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Revista de Direito da Cidade for the first publication of the work. The Revista Direito da Cidade complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.

